Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ponto icônico que marca a divisa da fronteira entre Brasil e Uruguai, a Praça Internacional celebra 80 anos. Sua história, simbologias e importância para a integração das cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera é contada no livro assinado pela vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a brasileira Andréa Hamilton Ilha, e o historiador uruguaio Eduardo Palermo.
“Este livro é resultado de pesquisas que viemos desenvolvendo sobre o patrimônio e a paisagem cultural da fronteira Sant’Ana do Livramento-Rivera, que nos apontaram para a Praça Internacional como principal patrimônio cultural das duas cidades. É um trabalho que une as perspectivas da história e da arquitetura e urbanismo, resgatando a origem do projeto da praça, seus antecedentes, as repercussões na imprensa local diante a expectativa de sua construção, a simbologia maçônica presente e a importância de sua construção na consolidação de conurbação urbana das cidades. Nossa primeira publicação do tema foi no Congresso da UIA 2021, daí vieram outras até chegarmos ao livro que junta material documental, fotos, plantas a nossa interpretação fronteiriça”, explica Andréa.
O lançamento acontece nesta terça-feira, 01º de agosto, às 17h, durante a Feira Binacional do Livro, que integra a programação do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia. A obra pode ser encontrada em livrarias locais ou então ser solicitada pelo e-mail: pesquisasdafronteira@gmail.com.
#AnotaAí:
Lançamento do livro “Praça Internacional – 80 anos”
- Data: 01º de agosto (terça-feira)
- Hora: 17h
- Local: Parque Internacional (Sant’Ana do Livramento/Rivera)
- Evento gratuito