Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cerca de 20 unidades sanitárias devem ser construídas no município.
Localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, Charqueadas está entre os municípios que firmaram convênio para a implementação do projeto Nenhuma Casa sem Banheiro, uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).
Assim como em Canoas, começaram em Charqueadas as visitas técnicas para levantamento de dados junto às famílias que serão contempladas pelo programa. Sob coordenação-geral do arquiteto e urbanista Gabriel Menna Barreto, o time de profissionais formado por José de Alencar Todente, Daniel Hahn, Daniele Ochôa e Evelin Oprach visitou os bairros São Miguel, Parque dos Coqueiros, Beira Rio e Parque das Laranjeiras – há previsão de mais bairros serem incluídos na iniciativa. O prefeito municipal Ricardo Vargas também acompanhou esta primeira etapa de visitas. Cerca de 20 unidades sanitárias devem ser construídas no município. Após a conclusão dos projetos, serão iniciados os trâmites administrativos para a licitação das obras.
Antes de avançar rumo às visitas técnicas, uma série de reuniões junto à prefeitura municipal contribuiu para a evolução do projeto na cidade. Em maio deste ano, um convênio entre CAU/RS foi firmado também com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), que atuará em Charqueadas com colaboração do Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (Saergs).
A prefeitura de Charqueadas atua no desenvolvimento do Nenhuma Casa sem Banheiro por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Projeto, representada pelo engenheiro civil e coordenador do projeto pelo município, João Lima, e pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo e estagiário da Secretaria, Tiago Machado.
Saiba mais
Uma iniciativa do CAU/RS, o Nenhuma Casa sem Banheiro tem por objetivo levar melhorias sanitárias às residências de comunidades de baixa renda, nos moldes da Lei Federal nº 11.888/2008, a Lei de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.
Os recursos a serem utilizados nas obras são provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP/RS). Em abril do ano passado, o Conselho e a Secretaria assinaram um Termo de Cooperação para levar o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro à Região Metropolitana de Porto Alegre.
Confira abaixo algumas fotos da primeira visita técnica em Charqueadas: