Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento realizado pelo CAU/RS, Sedac e Iphae, com apoio da UFRGS, pretende discutir sobre a diversidade dos temas atuais referentes às políticas públicas para o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
O resgate da história de uma sociedade passa pela valorização do Patrimônio Cultural. Nacionalmente, 17 de agosto celebra o Dia do Patrimônio Cultural. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No Rio Grande do Sul, o Dia Estadual do Patrimônio é celebrado desde 2019. A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril, e institui a celebração sempre no terceiro final de semana de agosto.
Em 2020, não será diferente! O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizará o evento Dia Estadual do Patrimônio 2020.
Nos dias 13 e 14 de agosto, um encontro online reunirá grandes nomes que atuam na área do Patrimônio Cultural, compartilhando experiências e práticas de outras regiões estados. Os palestrantes e convidados serão mediados pelos arquitetos e urbanistas Oritz Campos e Rômulo P. Giralt, conselheiros do CAU/RS, e Eduardo Hahn (DMP/Sedac) e Renato Savoldi (Iphae/Sedac).
O evento será online e gratuito. Participe!
Confira a programação
// 13 de agosto
Conferência Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul: Patrimônio Imaterial e as Artes
- 10h – Solenidade de abertura, com Beatriz Araujo (Secretária de Cultura/RS) e Tiago Holzmann da Silva (Presidente CAU/RS)
- 10h30 – Avanços e Desafios dos Processos de Registro do Patrimônio Imaterial – Introdução ao Tema e Legislação do PCI, com Walmir Pereira (Antropólogo – Iphae/Sedac)
- 11h – O modo de fazer artesanato com palha de butiá da região de Torres, com Frineia Zamin (Historiadora – Iphae/Sedac). Convidada: Patrícia Boher – Coordenação Educação Ambiental e Cultural Instituto Curicaca
- 11h30 – Registro do modo de fazer do queijo artesanal serrano, com Rafael Silva (Historiador – Iphae/Sedac). Convidados: Jaime Eduardo Ries (EMATER/RS-ASCAR) e Família Lopes (produtores de queijo artesanal serrano de São José dos Ausentes)
- 14h – Os efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade, com Fernanda Albuquerque (PPG MUSPA – UFRGS)
- 14h30 – Memória, Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no Rio Grande do Sul, com Rafael Silva (Historiador – Iphae/Sedac). Convidado: Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior – Jornalista e Antropólogo, representante da Comunidades Quilombolas e representante titular do segmento Tradição e Folclore do Colegiado Setorial de Culturas Populares
// 14 de agosto
Fórum Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: ICMS Cultural
- 10h – ICSM Patrimônio Cultural, com Clarice Libânio (Iepha/MG)
- 10h30 – Gestão de bens culturais inventariados, com Giselle Ribeiro de Oliveira (Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais)
- 11h40 – Elaboração de inventários de bens culturais, com Luis Molinari (GIP Iepha/MG)
- 14h – Projeto sementemg.org | Campanha Adote um bem cultural, com Andrea Lanna Mendes Novais (Arquiteta e urbanista do Ministério Público de Minas Gerais)
- 15h – Lançamento da Rede Estadual de Proteção do Patrimônio Cultural do RS
Uma resposta
Adorei!