Getting your Trinity Audio player ready...
|
Principal pauta foi o tombamento da antiga sede da Smov.
Na tarde da última terça-feira (15), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) participou de uma reunião com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Mello recebeu, além do presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, os presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Rafael Passos, do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Evandro Medeiros, e o professor da pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e secretario executivo do Docomomo Núcleo RS, Sérgio Moacir Marques. A pauta principal foi o tombamento do prédio que serviu de sede para antiga Secretaria de Obras e Viação (Smov), situado na Avenida Borges de Medeiros, nº 2244.
Recentemente, a prefeitura protocolou junto à Câmara Municipal um pedido de autorização para vender 93 imóveis do município, entre eles o da Smov, cujo processo de tombamento foi aberto pelo Saergs em 2018. Unidos, o CAU/RS e demais entidades representantes da Arquitetura e Urbanismo solicitam que a venda do imóvel ocorra somente após a garantia de tombamento da construção. Em ofício enviado à prefeitura, o Conselho registra que “entendemos não só razoável, como também recomendável, que eventual alienação do bem se realize apenas e tão somente após a definição de sua importância para o patrimônio cultural de Porto Alegre”.
Na reunião ainda estava presentes os secretários municipais André Barbosa (Administração e Patrimônio), Germano Bremm (Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) e Gunter Axt (Cultura). Representando o CAU/RS, também participaram o Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares; o Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria e o coordenador da Comissão Especial do Patrimônio Cultural, Fábio Müller.
“As entidades ficaram satisfeitas com o resultado do encontro e com a sensibilidade do prefeito e dos secretários para a demanda de tombamento, e nos colocamos à disposição para os encaminhamentos e para encontrar a melhor solução técnica e jurídica para esse caso”, afirma o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.
Na ocasião, ainda foram abordados os concursos públicos para profissionais de Arquitetura e Urbanismo e o compromisso da atual gestão em ouvir as pautas reivindicadas pelos profissionais já atuantes no quadro funcional. “Saímos da reunião com uma agenda com a Procuradoria para tratar desses temas, sabendo da necessidade do município e também de atender à legislação do Salário Mínimo Profissional, e nos comprometemos a encontrar uma solução que viabilize a contratação imediata de mais arquitetos e urbanistas”, acrescenta Tiago.
Fonte: Saergs e Gaúcha ZH