Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na manhã da quinta-feira (24) a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Andréa Hamilton Ilha, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal Legislativa de Sant’Ana do Livramento. O vereador do município, Rafael de Castro, visitou a sede do CAU/RS e entregou a honraria no Espaço do Arquiteto. O “Voto de Congratulações” destaca Andréa por ter sido eleita Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de tamanho destaque na história da autarquia no estado.
Sant’Ana do Livramento foi fundada em 1823 e hoje tem uma população de aproximadamente 85 mil habitantes. No ano de 1857 tornou-se município e, no dia 29 de Junho do mesmo ano, instaurou o primeiro processo eleitoral, formando assim a primeira Câmara Legislativa da cidade. A cidade é conhecida como “Fronteira da Paz” por ser cidade irmã de Rivera, no Uruguai. As duas juntas constituem uma conurbação binacional, dividindo mais do que ruas, mas também culturas, línguas, povos e tradições. Em 2023, o evento Rumos passou por Sant’Ana do Livramento, promovendo a Caminhada do Patrimônio, palestras e oficinas. Relembre como foi!
Andréa tem forte ligação com o município, onde é servidora pública no cargo de arquiteta e urbanista, trabalhando como diretora do Departamento Técnico de Habitação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Também em Sant’Ana do Livramento, lecionou no curso de Engenharia Civil da Urcamp e atuou como autônoma em projetos arquitetônicos, complementares, PPCIs e execução de obras.
A presidente do CAU/RS também participa da Comissão de Patrimônio Cultural do Conselho de Planejamento da Cidade, é conselheira no Conselho Municipal de Habitação e integra a diretoria do IAB RS – Núcleo Região da Fronteira Livramento-Rivera, como Conselheira Estadual.
Ao receber o Voto de Congratulação, Andréa Hamilton Ilha agradeceu a honraria e destacou o seu simbolismo para os profissionais de todo o estado. “Esta homenagem destaca a presença e a relevância dos profissionais da arquitetura e urbanismo junto aos parlamentares da casa legislativa, espaço que define as políticas urbanas da cidade. É uma honra receber este reconhecimento como profissional, mulher e cidadã”, afirmou a presidente.