Getting your Trinity Audio player ready...
|
Briane trabalhou toda sua vida em defesa da preservação da história e da memória da patrimônio nacional.
A grande homenageada no evento é uma profissional que dedicou sua carreira a preservar o patrimônio e zelar pela qualidade dos espaços públicos: a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memoriam) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro.
A arquiteta trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre 1979 e 1992, quando coordenou o grupo de trabalho para que Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Também na Capital Federal, foi responsável pela implantação e coordenação, entre 1992 e 2001, do Setor de Cultura da Unesco no Brasil.
Em Porto Alegre, onde residia com a família, integrava o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), e era coordenadora do PAC Cidades Históricas. Briane foi coordenadora do Projeto Monumenta, responsável pelo restauro e recuperação de prédios históricos e praças da capital gaúcha, e atuava na Coordenação de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal da Prefeitura da cidade.
O Conselheiro Federal Ednezer Flores tinha Briane como sua suplente no cargo ocupado no CAU/BR. “Sua força, juventude, exemplo e história são aprendizados para evoluirmos como pessoas e como profissionais apaixonados pela profissão”, disse.
“Como uma pessoa que tanto valorizou a memória em suas variadas dimensões, é nosso papel fazer com que a sua também permaneça sempre viva. Ela era assim, sabia conciliar as atividades pessoais e familiares sem abrir mão das lutas coletivas”, destaca o escultor e conselheiro do CAU/RS Vinícius Vieira.
“A Briane sempre foi e seguirá sendo um exemplo de profissionalismo, de conhecimento técnico, de capacidade de diálogo e de construção coletiva na área do Patrimônio Histórico e Cultural, indiscutivelmente uma das maiores especialistas do Brasil”, reforça Tiago Holzmann da Silva, presidente CAU/RS.
Para entrar na história: saiba mais sobre o 21º CBA
O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) volta a acontecer em Porto Alegre depois de 50 anos. Sob o tema Espaço e Democracia, o evento acontece de 09 a 12 de outubro em diferentes lugares do Centro Histórico da cidade. O Congresso promete fazer a capital dos gaúchos respirar Arquitetura e Urbanismo, convidando para o diálogo sobre espaço e democracia na prática, promovendo vivências nos espaços públicos, prédios históricos, praças e parques. Além da homenagem à arquiteta e urbanista Briane Bicca, o 21º CBA terá debates sobre equidade de gênero, arquitetura social, planejamento urbano e grandes mesas temáticas sobre “Direito à Cidade” e “Direito à Moradia”. Clique aqui e confira alguns destaques da programação.