Getting your Trinity Audio player ready...
|
Bagé, localizada na região do pampa gaúcho, recebeu o CAU Mais Perto na segunda semana de atividades do programa. Nesta fase piloto, o atendimento a arquitetos e urbanistas e sociedade está sendo realizado em salas de Instituições de Ensino Superior.
No dia 11 de outubro, a URCAMP recebeu a equipe, onde foram realizadas as seguintes atividades: atendimento, coleta biométrica, fiscalização de obras, empresa e feira, a 104ª Expofeira de Bagé, que reuniu centenas de pessoas de 10 a 16 de outubro no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães. Os principais assuntos tratados no atendimento foram registro profissional, anuidade e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
Entenda melhor – Fiscalização em obras, empresas e feiras
Saiba mais sobre as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas Agentes de Fiscalização do CAU/RS na fiscalização de obras, empresas e eventos de modo em geral.
Obras – O Agente de Fiscalização solicita a apresentação dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT), bem como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) condizentes com as atividades que são objetos da fiscalização do CAU, ou seja, todas as atividades passíveis de serem desempenhadas pelos arquitetos e urbanistas, que estão elencadas na Resolução CAU/BR nº 21/2012. Tudo para garantir à sociedade a segurança de que os serviços estão sendo realizados por profissionais aptos a sua realização.
Empresas – O objetivo é registrar as pessoas jurídicas que tenham por objetivo social o exercício de atividades profissionais privativas de arquitetos e urbanistas; que tenham em seus objetivos sociais o exercício de atividades privativas de arquitetos e urbanistas cumulativamente com atividades em outras áreas profissionais não vinculadas ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo; e que tenham em seus objetivos sociais o exercício de atividades de arquitetos e urbanistas compartilhadas com outras áreas profissionais, cujo responsável técnico seja arquiteto e urbanista. Assim, garantimos à sociedade a segurança de que as empresas atuantes no mercado relacionado à Arquitetura e Urbanismo dispõem de profissionais aptos ao desempenho de suas funções.
Feiras – A fiscalização de feiras garante serviços de Arquitetura e Urbanismo de qualidade e condições de segurança e bem-estar de acordo com as necessidades da população. O Agente de Fiscalização cobra documentos de responsabilidade técnica que garantam profissional habilitado no desempenho de atividades afetas ao exercício da Arquitetura e Urbanismo. A conferência da documentação dos serviços técnicos tem a finalidade de salvaguardar a sociedade do exercício ilegal da profissão e de profissionais atuando irregularmente.