Getting your Trinity Audio player ready...
|
Normalmente realizada às sextas-feiras, a última reunião plenária de 2023 aconteceu numa segunda. Realizada na sede da Fecomércio-RS, o encontro teve tom de despedida para alguns conselheiros que encerram seu trabalho com a atual gestão e, para todos, a sensação de dever cumprido.
Na pauta, alguns itens tiveram destaque, como a apresentação do relatório conclusivo da Comissão Temporária de Ações Afirmativas. “Estamos bem articulados, vemos que nossas ações estão funcionando, sobretudo, para que ninguém mais se sinta invisível”, declarou o conselheiro e coordenador da CTAA, Carlos Eduardo Iponema.
Além da apresentação de balancetes financeiros, houve um avanço no debate em torno de pautas referentes à estrutura do Conselho, como a revisão do Regimento Interno e o regramento do setor de Ouvidoria. Foi também ouvido o relato do Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares, sobre um coletivo popular da Bahia que pretende reescrever a Lei nº 11.888/2008, a Lei de ATHIS, abrangendo-a para que profissionais de outras categorias, como geógrafos e advogados, possam oferecer o serviço de assistência técnica. Sobre esse tema, o CAU/RS enviará novas sugestões ao CAU Brasil, considerando que ambos são contrários à alteração.
Antes da comunicação das Comissões, foi feito um relato sobre a imersão realizada entre conselheiros – atuais e eleitos para o próximo triênio – e quadro funcional do CAU/RS para que a gestão eleita em outubro deste ano esteja mais familiarizada com a estrutura e funcionamento do Conselho. “Os novos conselheiros estão munidos das informações necessárias para começar a próxima gestão”, apontou o gerente-geral, Tales Volker.
Saldo positivo
Esta foi a última plenária presidida por Tiago Holzmann da Silva, que esteve à frente do CAU/RS nos últimos seis anos. Ele elencou algumas das principais conquistas ao longo das duas gestões, e que servirão de legado para as próximas, como o registro da marca Nenhuma Casa sem Banheiro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a aquisição de dois novos furgões para atendimento e fiscalização e a futura conclusão do Espaço do Arquiteto. Tiago parabenizou os conselheiros presentes pelo trabalho realizado à frente das Comissões e agradeceu, sobretudo, aos 79 empregados do CAU/RS. “Os resultados que colhemos são fruto do trabalho diário realizado por todos”, afirmou. “Registro aqui minha satisfação pessoal com o que estamos entregando como gestão, vendo que concretizamos inúmeros pontos do nosso plano. Percebemos a cobrança contínua mas também o reconhecimento de boa parte dos colegas pelo que vem sendo desenvolvido no Rio Grande do Sul, pioneiro em tantas frentes e exemplo para outros CAU/UF. Certamente temos condições de melhorar ainda mais. Desejo boa sorte ao novo plenário, e um bom trabalho a todos.”