Getting your Trinity Audio player ready...
|
Janeiro é o mês de férias, verão, dias de descanso e planejamento para o novo ano que chega. Para melhor aproveitar essa época, nada melhor do que curtir alguns momentos de lazer com a família. Pensando nisso, o CAU/RS reuniu algumas dicas de programação cultural promovida tanto em Porto Alegre quanto nos municípios onde o Conselho possui Escritório Regional. Confira!
PORTO ALEGRE
Em sua 24ª edição, o evento ocorre de 09 de janeiro a 12 de fevereiro, promovendo atrações culturais com teatro, música, cinema, dança e outras experiências envolvendo a comunidade porto-alegrense.
Os espetáculos estão espalhados pela cidade, em espaços tradicionais, como o Theatro São Pedro, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Teatro da AMRIGS, o Teatro de Arena e o Teatro do Sesc (tanto em Porto Alegre quanto em Canoas). Alguns bares, como o Ocidente e o Bar do Nito, e centros culturais, como o Farol Santander e o Instituto Ling, também integram o circuito do festival.
Theatro São Pedro
O teatro mais antigo da capital gaúcha abre suas portas para uma visita mediada e gratuita nas segundas-feiras de janeiro, em três horários: 10h30, 14h e 16h, com duração de 1h30 de passeio e limite de 30 pessoas por grupo. Além das curiosidades históricas do Theatro São Pedro, o visitante irá conhecer um pouco das salas e teatros do Multipalco Eva Sopher, que serão inaugurados em março de 2023. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas por meio de formulário.
A Fundação Iberê Camargo está com quatro exposições abertas à visitação nos próximos meses. Clique aqui, acesse o site do museu e saiba mais.
CAXIAS DO SUL
A Secretaria de Cultura de Caxias do Sul possui uma vasta programação cultural desenvolvida ao longo do ano. A programação conta com atrações nas áreas de artes visuais, cinema, cultura popular, dança, exposições, eventos, feiras, literatura, música, oficinas, palestras, cursos, teatro e circo.
PASSO FUNDO
A capital do Planalto Médio é uma cidade de muita cultura: dos eventos tradicionalistas à Feira do Livro e às ruas repletas de museus e bibliotecas que contam a história da região, as programações culturais seguem por lá.
Uma das atrações a serem visitadas é o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, um programa para quem gosta de estar perto da natureza. O espaço é mantido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), passou por reformas e está cada vez mais bonito.
Outro ponto bacana da cidade é o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider – MAVRS. Ele conta com exposições permanentes e temporárias. Com obras para conhecer artistas locais e aprender mais sobre as artes visuais, é uma ótima opção para levar a família toda. Clique aqui e saiba mais!
PELOTAS
A exposição Vira Vida Madeira, do artista Gogo Portela, estará aberta à visitação até 09 de fevereiro, na sede da SECULT (Pr. Cel. Pedro Osório, 2 – Centro), de segunda à sexta, das 8h às 14h. Pelotas também promoverá o Festival de Verão 2023, com apresentações artísticas de 15 de fevereiro e 10 de março, no Balneário Dos Prazeres (Barro Duro), Balneários Valverde e Santo Antônio e Colônia Z3. As inscrições ainda estão abertas, mas já reserve a data para curtir o evento!
SANTA MARIA
O Theatro Treze de Maio é um espaço cheio de vida e arte. Com uma programação regular e de boa qualidade, atende a diferentes demandas, cumprindo um destacado papel no desenvolvimento da arte e cultura, na formação e conscientização do público.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na semana que antecede as apresentações, de acordo com a capacidade do local e horário de funcionamento da bilheteria. Acompanhe as atrações desta temporada. Clique aqui, acesse o site do teatro e saiba mais.
Janeiro lilás: mês da Visibilidade Trans
A ONG Igualdade está promovendo atividades alusivas ao Janeiro Lilás em Santa Maria, a partir da temática “Saúde, Segurança Pública e Empregabilidade no contexto de pessoas trans”. A programação, que conta com debates, rodas de conversa, shows, momentos culturais, e também a coroação da Rainha da Diversidade da Corte do Carnaval de Santa Maria, encerra no próprio Dia Nacional da Visibilidade Trans, dia 29 de janeiro.