Getting your Trinity Audio player ready...
|
Além da capital gaúcha, mais três cidades do Rio Grande do Sul aparecem no ranking
Porto Alegre e outras três cidades gaúchas estão entre as 50 cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, segundo dados do ranking Connected Smart Cities. Em sua segunda edição, a pesquisa do Urban Systems avaliou 700 municípios do país em critérios de inteligência, conexão e sustentabilidade econômica e ambiental.
No ranking geral, o estado do Rio Grande do Sul apresenta quatro cidades dentre as 50 melhor avaliadas. No recorte, Porto Alegre em 4º lugar, seguida por Santa Maria em 22º, Canoas em 47º e Pelotas em 50º.
No quesito meio ambiente, Porto Alegre aparece em 3º lugar, estimando-se que apenas em vias públicas a capital conta com mais 1,3 milhão de árvores, além de 617 praças e parques, com destaque para sua alta taxa de recuperação de materiais recicláveis. No setor de mobilidade e acessibilidade, a capital gaúcha surge como 6ª colocada no ranking que leva em consideração não apenas o transporte de pessoas em si, mas também o transporte urbano, acessibilidade e conectividade.
Entre as primeiras colocadas, a cidade de São Paulo está no topo, seguida por Rio de Janeiro e Florianópolis. Além de 700 municípios do país, o estudo avaliou 73 indicadores em 11 categorias.
Connected Smart Citites
Trata-se de um evento da Urban Systems (especializada em análise de dados), que busca ranquear e encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
O Connected Smart Cities acredita que uma cidade inteligente é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de alguns indicadores básicos, como economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida. Ele mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando as cidades mais inteligentes do país. O ranking é apresentado durante o evento, e possibilitará uma visão mais clara com relação aos destaques e investimentos necessários nos centros urbanos brasileiros.