Getting your Trinity Audio player ready...
|
Terreno longo e estreito. Projeto de caráter complexo. Localização e vista privilegiadas no Centro Histórico de Porto Alegre. Conheça o Edifício Península na série Arquitetura Gaúcha Contemporânea.
Edifício Península (Porto Alegre/RS)
Arquiteta e urbanista Nathalia Cantergiani | Cantergiani+Kunze Arquitetos
Mesmo que a forma do terreno não fosse muito favorável, a localização é única, Rua da Praia próximo ao Gasômetro. Subindo alguns pavimentos, seria possível vislumbrar uma vista muitíssimo privilegiada. “O que nós encontramos foi um local muito estreito e muito longo, então fizemos um estudo de viabilidade para provar que era possível desenvolver o projeto, ainda que de caráter complexo”, destaca Nathalia Cantergiani.
Segundo a arquiteta e urbanista, algumas soluções de habitabilidade e a forma da planta tem relação com questões de busca por iluminação natural e ventilação. Para isso, foram criados pátios internos. “Os apartamentos são de um dormitório e têm ou só frente ou só fundos para evitar que hajam áreas de baixa luminosidade. Ambos abrem tanto para a fachada e quanto para os pátios internos”, comenta.
Nathalia ainda destaca a manutenção de parte da vegetação natural e o alinhamento do edifício em respeito aos demais: “O terreno está bem no pé do morro, no limite entre onde era o terreno original da Rua da Praia. Ele tinha um aclive bem acentuado nos fundos, por isso foi necessário fazer uma escavação. Na parte dos fundos nós buscamos manter o máximo possível da vegetação e topografia original do local, que inclusive originou um jardim rústico de vegetação adulta, o que gera um contraste bem grande em relação aos vizinhos que pavimentaram todo os seus pontos de lote. Além disto, também foi cuidadosa a questão dos alinhamentos do edifício, que respeitam os alinhamentos originais da Rua da Praia”.
Clique aqui para mais informações e confira as fotos de Marcelo Donadussi: