Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em mais uma edição da série “cinco projetos de arquitetura emblemáticos”, Célia Ferraz, arquiteta e urbanista e conselheira do CAU/RS, apresenta projetos marcantes e inspiradores.
Robie House (1909/1910)
Arquiteto/Escritório: Frank Lloyd Wright
“Primeiro projeto que tive de analisar ao entrar na faculdade. E, realmente, essa e as demais casas de Frank Lloyd Wright – como a casa da Cascata – apresentam uma linha de modernidade, impressionante tanto pela forma como pela função, já nos anos de 1910. Atual até os dias de hoje”.
Ville Savoye (1928)
Arquiteto/Escritório: Le Corbusier
“Obra de destaque na história da arquitetura. Fiquei profundamente impressionada ao visitá-la pela atualidade, composição e organização de seu projeto”.
Casa Farnsworth (1945)
Arquiteto/Escritório: Mies van der Rohe
“Desde estudante, os projetos de Mies van der Rohe me marcaram positivamente por sua composição, simplicidade e beleza. Esse projeto, especialmente, sintetiza muito das suas ideias que foram passadas, repassadas e propagadas pela arquitetura moderna”.
Palácio da Justiça (1957)
Arquiteto/Escritório: Oscar Niemeyer
“Um dos projetos mais belos e mais interessantes desse arquiteto e da arquitetura moderna, realizado junto a outras obras de igual importância para Brasília, quando criada para ser a nova capital do Brasil”.
Museu de Bilbao (1992)
Arquiteto/Escritório: Frank Gehry
“Para mim, essa é uma das obras mais impressionantes da atualidade. Sensibiliza diante do contraste entre a complexidade de sua arquitetura do exterior e a leitura simples que é possível se fazer de seu interior”.
Uma resposta
Coincidentemente os primeiros quatro projetos fizeram parte da minha formação profissional na Unisinos no período de 1975 à 1980.
Demais…..