Sem categoria

Circuito de palestras é destaque na abertura da 17ª Construsul

No dia da abertura, a ênfase do evento foi o Circuito de Palestras do CAU/RS e das Entidades de Arquitetura e Urbanismo, colocando em pauta temas como Inspeções Prediais, Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio (PPCI), normas de reformas, fiscalização georreferenciada e drones. Mais de 300 profissionais do setor e acadêmicos assistiram às quatro palestras.

Nossa ideia foi discutir os problemas mais comuns da nossa área, desde o Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio (PPCI), até a importância da inspeção predial para o trabalho do arquiteto. Acredito que esse encontro foi muito construtivo – salientou o presidente do CAU/RS, Roberto Py.

A abertura foi feita por representantes das entidades de Arquitetura e Urbanismo, parceiras do CAU/RS, que destacaram, um a um, a importância da promoção de eventos que tragam informações atualizadas e práticas a respeito da prática profissional da categoria.

O primeiro palestrante foi o arquiteto e urbanista Geraldo Ozio, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias, o IBAPE-RS, e conselheiro do CAU/RS. Ao falar sobre inspeção predial, Ozio ressaltou que a prática ainda é pouco executada por arquitetos e urbanistas, apesar da extrema relevância que este trabalho apresenta para a sociedade.

Nossa missão é difícil, pois não temos como obrigar os síndicos a procurarem a inspeção predial, apesar de tantas normas e leis sobre segurança. Todos os prédios deveriam ter um plano de manutenção. Sempre que ocorrem acidentes e tragédias, as pessoas verificam como está o PPCI dos prédios. Mas essa ação deveria ser constante, não apenas quando ocorrem sinistros – afirmou.

O tema da palestra do arquiteto e urbanista Ednezer Flores, vice-presidente do IAB-RS e conselheiro do CAU/RS, foi como proteger edificações através do PPCI. Segundo o especialista, as execuções dos planos de prevenção e de combate ao incêndio devem nortear a saída com segurança das pessoas.

Um projeto de arquitetura deve prestar atenção em dois fatores principais de segurança: as possibilidades de saídas e os compartimentos do prédio. Tendo isso, o PPCI é praticamente garantido – destacou ele.

A arquiteta e urbanista carioca Adriana Roxo, integrante da comissão que aprovou a norma 16.280, da ABNT, palestrou em seguida, promovendo uma reflexão acerca das normas de desempenho.

Por fim, a arquiteta e urbanista Andréa Pinheiro, agente de fiscalização do CAU/RS, e o Engenheiro Cartógrafo Cairos Kallenbach Pacheco, apresentaram algumas aplicações de novas tecnologias na atividade de fiscalização, como o uso de georreferenciamento e drones. O técnico responsável pelo planejamento de voos de mapeamento da Skydrones, Lourenço Moraes, fez uma demonstração de como funcionam os chamados VANTs, sigla para veículos aéreos não tripulados.

Fotos: Fernanda Souza / Divulgação CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo