Sem categoria

Unisinos promove Colóquio Floresta Ligada

A Unisinos realiza em dezembro o Colóquio Floresta Ligada, em Porto Alegre. O evento, que é uma iniciativa de um grupo de organizadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos e conta com financiamento do Capes, vai discutir o projeto arquitetônico em um contexto urbano e debater sobre o ideário de projeto para o bairro Floresta, em Porto Alegre – uma área que vem sendo investigada por diversos grupos e que já conta com um nascente grupo de profissionais atuantes que vem dando novo caráter ao bairro.

Entre as pautas do colóquio, estão temáticas como o projeto da paisagem urbana, a memória urbana, o aproveitamento criativo de águas pluviais, a gestão do espaço urbano e uma breve história do bairro Floresta. Entre os palestrantes já confirmados estão os americanos David Leatherbarrow e Marc. A. Weiss, além de renomados acadêmicos e profissionais brasileiros.

O evento ocorre durante os turnos da manhã e da tarde do dia 19 de dezembro e as vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do e-mail florestaligada@gmail.com

Outras informações podem ser obtidas no site do colóquio.

Uma resposta

  1. Talvez até por saudade do “campus” e seus caminhos,onde me graduei(1984/2) após longos anos,acolho o convite deste evento importantíssimo.
    Penso e acredito ,que se em cada bairro de POA,houvesse um GT permanente(apolítico),para pensar e agir,naquilo que fosse de melhor para a estrutura do ambiente,como “habitat”(me lembra a década de 70),e seus “habitantes”,seria algo eficiente,muito diferente de um “OP-orçamento participativo-totalmente contaminado politicamente,e com resultados duvidosos,para os bairros e para a cidade.
    Quem sabe desta semente,não possa germinar ,algo eficaz,como sugestão,imagino que a escolha de um “imóvel”,tombado ou a ser tombado,que seja a “SEDE”,deste GT.
    Minhas raízes estão no bairro Partenon,zona leste ,onde nasci,mas estou concluindo meu livro que tenta resgatar parte da memória do lugar(e da cidade),e na pesquisa,surgem os bairros mais afastados.como Floresta,com a sua “beira do rio”,com árvores e chácaras enormes,além das empresas como “Pontas de Paris”(origem da Gerdau).
    Bem,vou parar por aqui.
    Farei um esforço para estar presente.
    William Cunha Pupe
    CAU/RS A10912-6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo