Sem categoria

Porto Alegre ganha obra de Oscar Niemeyer

Está prevista para o primeiro semestre de 2015 a inauguração do Memorial Luís Carlos Prestes, construído em Porto Alegre. O Memorial, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em coautoria de seu neto, Paulo Sérgio Niemeyer, começou a ser executado em 2011, resultado de uma parceria da Federação Gaúcha de Futebol e da Família Oscar Niemeyer.

Nascido em Porto Alegre, no ano de 1898, Luís Carlos Prestes foi um militar e político comunista que liderou a Coluna Prestes.

Construído às margens do Rio Guaíba, na esquina das Avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o memorial tem fachada circular revestida por placas de vidro escuras e uma rampa de acesso que circunda o volume e se conecta com uma estrutura de concreto vermelha, que se estende do acesso principal até a cobertura.

A obra, de pé-direito de 5,5 metros, incorporou a instalação de dois vidros de 5 mm cada no contorno de concreto pintado de preto. O prédio é marcado por um volume vermelho e contará com área de exposição, biblioteca e mini auditório. A Federação Gaúcha de Futebol, que recebeu metade da área de 11,25 mil metros quadrados, assumiu em contrapartida o compromisso de execução da obra e da posterior manutenção e segurança do Memorial.

As salas de exposições, que terão paredes circulares, abrigarão uma coleção de imagens e escrituras de Prestes, doadas por sua filha Anita Leocádia. Aproximadamente 150 m² de galerias serão dedicados a exposições temporárias.

 

* Com informações do Sul 21

13 respostas

  1. Considero uma vergonha aos porto alegrenses erguer um monumento em área pública a um personagem que foi condenado por assassinato, conduziu uma coluna de saqueadores, estupradores e assassinos e, depois ainda se tornou agente soviético pago a soldo pela URSS agindo juntamente com outros agentes estrangeiros para tentar implantar o comunismo no Brasil. Esta obra o Oscar deveria ser transformada em memorial às milhões de vítimas do Comunismo do Nazismo e do Fascismo.

  2. Fico completamente decepcionado por ver dinheiro público patrocinando uma obra em homenagem a um comunista, ou seja, um representante de um dos regimes mais perversos que esse mundo já viu.
    Eu acredito que no Brasil deveríamos estar caminhando em direção à proibição de existência de qualquer partido ou entidade que se diga comunista, porém, pelo que vejo estamos no caminho exatamente contrário. É Memorial Prestes, Hospital Che Guevara, etc. Não me assustará no futuro se construirmos a Escola José Dirceu e o Asilo Suzane Von Richthofen.

  3. Lamentável que Porto Alegre tenha este monumento ao assassino Prestes. Mandante do crime da menina Elza, movimentou a coluna Prestes de estupradores e saqueadores e por fim recebia a soldo russo para implantar a ditadura comunista por aqui. De estética duvidosa e modernosa, a obra do ON só tem projeção por apadrinhamento de JK e propaganda esquerdista. Tudo vergonhoso.

  4. Eu tenho vergonha de que se façam homenagens a um comunista em nossa cidade. Nosso país é uma democracia, não há motivo para homenagear um homem que exaltava uma ideologia que matou milhões de pessoas no mundo. O dinheiro público devia ser utilizado para beneficiar o povo e não para homenagens a assassinos. Luis Carlos Prestes é um assassino condenado por matar Elvira, uma adolescente, que foi julgada no Tribunal Vermelho de seus companheiros por um suposto crime de traição. Vergonha maior que esta não há!Toda a vida é preciosa!

  5. Eu tenho vergonha de ver um memorial que homenageia o representante brasileiro de um regime que matou e ainda mata milhões de pessoas pelo mundo. Porto Alegre é demais

  6. Vivemos em uma cidade onde o nome de uma rua é trocada para Não lembrar tempos da da ditadura militar mas um monumento é erguido para homenagear um assassino comunista!! É uma vergonha isso!!! Façam em homenagem aos mortos dessa triste época. Os milhares de mortos!!!! Troquem a bela obra de Niemeyer para ELVIRA.

  7. Luiz Carlos Prestes é um traidor nato. Primeiro traiu o corpo militar a que pertencia, jogando seus soldados contra os superiores. Derrotado, juntou-se aos derrotados de São Paulo, também soldados rebelados. Após vagarem sem eira e nem beira por quase 2 anos, fugindo dasforças do estado, vivendo de saques e roubos justamente nas vilas mais pobres dos sertões, fugiram para a Bolivia. Lá na Bolivia Prestes se converte ao comunismo e faz em 1930 um manifesto traindo completamente o manifesto da dita Coluna Prestes de 1925, ou seja, traiu seus próprios companheiros. Das lideranças militares, foi o único de maior patente que virou comunista. E como tal trouxe clandestinamente agentes soviéticos para implantar comunismo no Brasil numa intentona com mais de uma centena de militares brasileiros mortos. Mereceria fuzilamento, jamais homenagens.

  8. Não faço reparos à obra de Oscar Niemeyer, embora seja mais um escultor do que um arquiteto. O prédio não enfeia a cidade. Há coisa muito pior nos arredores. Todo meu protesto vai para o homenageado que recebe da cidade um tributo que gente muito melhor não mereceu. Chega a ser um desaforo, quando se sabe quePrestes foi um traidor da pátria, viveu a soldo de uma potência estrangeira e queria desgraçar o Brasil com o comunismo. Muitos morreram por ordem sua, inclusive uma menina de 16 anos, que mesmo se fosse culpada de traição (e não era) não mereceria a sentença condenatória que Prestes lhe impôs. Homicida, portanto. Uma coisa é dar a vida pelos próprios ideias. Outra, covarde e inadmissível, é tirar a vida alheia em nome dos ideais que se tenha. A culpa desse despropositado memorial vai toda para a Câmara de Porto Alegre.

  9. É assustador o uso de recursos e espaço publico para erguer um prédio em memória de um assassino da pior espécie. Saques e assassinatos foram efetuados por onde passou a coluna Prestes e sua horda de comunistas. Luís Carlos Prestes foi mandante do assassinato de uma jovem de 16 anos de idade, chama Elvira Cupelo Colonio, morta por estrangulamento da forma mais covarde possível por seus companheiros comunistas. Enquanto quatro assassinos seguravam a menina, que se debatia desesperadamente, um quinto marginal passou em volta do seu frágil pescoço uma corda, iniciando o estrangulamento. Após, o corpo, já sem vida da menina, teve a coluna quebrada e os pés juntados ao lado da cabeça, para que pudesse ser colocado em um saco e enterrado nos fundos de uma casa, para aonde tinha sido levada por seus algozes de forma enganosa e sorrateira. Esta é uma pequena amostra do perfil do assassino que os vereadores de Porto Alegre resolveram homenagear. Ou seja, uma grande vergonha para o povo gaúcho. O mais digno seria transformar aquilo em um memorial aos milhões de vitimas do comunismo em todo o mundo.

  10. Desperdício de dinheiro. O gaúcho médio que lutou por um Brasil justo e soberano hoje é refém da falta de informação e de cultura e é moldado pela ótica do consumismo se satisfazendo em achar que comunismo é igual a confisco da felicidade [representada pelo consumo]. A mediocridade impera até na outrora culta, e por isso era rica, Porto Alegre. Prestes, Geisel e Getúlio Vargas são amados e odiados por diferentes motivos, mas ninguém pode questionar a honradez e a dignidade que os difere desse lumpesinato que fala.

  11. Memorial pode resultar em efeito contrário ao desejado, que é enaltecer, homenagear. Pelos comentários, o Memorial me serviu para conhecer um pouco mais do Prestes e do Comunismo. No que me diz respeito, obrigada, Porto Alegre, por não deixar que tais crimes caiam no esquecimento.

  12. Pessoal que comenta nem sequer se da ao trabalho de ler a matéria, é do tipo quelê uma revista só vendo as figuras!A obra não foi feita com recursos públicos diz o texto “parceria da Federação Gaúcha de Futebol e da Família Oscar Niemeyer” Lindo trabalho, feliz de ver um obra de Oscar Niemeyer em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo