Concursos

Concurso de fotografia do CAU/RS vai premiar imagens que retratem patrimônios imateriais

Veja como participar e confira dicas sobre como fotografar bens culturais imateriais
Getting your Trinity Audio player ready...

Até 10 de outubro, fotógrafos profissionais e amadores podem participar do concurso de fotografia do CAU/RS. A edição 2024 vai selecionar imagens com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial localizado no Estado do Rio Grande do Sul”. O objetivo é incentivar produções fotográficas que retratem locais de memória associados a manifestações culturais.

As doze imagens selecionadas deverão compor o calendário oficial 2025 do CAU/RS e também poderão ser utilizadas em materiais institucionais, como campanhas, exposições e nos canais de comunicação do CAU/RS. Os autores e autoras de cada foto serão premiados com R$ 1 mil em dinheiro. 

Para participar, não é preciso ser profissional da fotografia ou arquitetura e urbanismo. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, arquitetos e urbanistas interessados no tema, residentes em todo o Brasil, sem limite de idade. 

As inscrições são gratuitas! As fotos deverão ser enviadas até 10 de outubro para o e-mail concursofoto@caurs.gov.br e é permitida apenas uma participação por pessoa.

É a terceira edição do concurso fotográfico promovido pelo CAU/RS para despertar o olhar de fotógrafos amadores e profissionais para o patrimônio histórico e cultural gaúcho. A primeira, em 2022, recebeu mais de 200 participações. Já a segunda edição, realizada no ano passado, provocou os participantes a destacarem o “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”. Confira as imagens vencedoras das edições 2022 e 2023.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL

 

Mas o que é patrimônio imaterial?

Segundo o IPHAN, bens culturais de natureza imaterial são “práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. A capoeira e o samba de roda são exemplos de bens imateriais. 

A proposta do edital é capturar fotografias que retratam a arquitetura e a cidade como espaços de vivências e práticas, observando os significados presentes além da matéria construída. A ideia é provocar olhares para a cidade reconhecendo onde estes patrimônios estão, onde a arquitetura, a cidade e o as manifestações culturais se encontram e em que momento eles se tornam indivisíveis, observáveis, fotografáveis e quase “tangíveis”. Para isso, a fotografia inscrita deve mostrar um espaço arquitetônico reconhecível do território gaúcho (uma rua, espaço interno, paisagem, etc), identificar a manifestação cultural que o/a autor/a deseja demonstrar.

Veja alguns exemplos:

 

Capoeira no Cais do Valongo, Rio de Janeiro/RJ | Foto: Antonio Scorza – O Globo

 

Círio de Nazaré em Belém/PA | Foto: Andréa França/ G1

Requisitos e especificações técnicas do Concurso 2024

Veja abaixo alguns dos principais requisitos* e especificações técnicas para participar do concurso descritos no edital:

  • Serão selecionadas 12 fotos para composição de Calendário Oficial 2024 do CAU/RS e utilização em campanhas diversas do Conselho;
  • As 12 melhores fotos serão premiadas no valor de R$ 1 mil.
  • Será permitida a inscrição de apenas uma fotografia por participante.
  • As fotografias inscritas devem ser inéditas (nunca antes publicadas em qualquer veículo, seja impresso ou eletrônico). Também não serão aceitas fotografias que já tenham, em quaisquer instâncias, sido premiadas até a data de inscrição neste concurso.
  • As imagens devem ser enviadas por e-mail, juntamente com o respectivo Termo de Autorização para Uso de Fotografia e Cessão de Direitos de Autor. Somente serão aceitos e-mails com ambos os documentos anexados. Não serão aceitos e-mail cujas fotografias estejam disponibilizadas em links para acesso on-line ou nuvem.
  • A imagem deve conter um espaço arquitetônico reconhecível, seja uma rua, um espaço interno, uma paisagem, etc, e ser identificada nitidamente a manifestação que se pretende retratar;
  • A imagem deve ter formato 3×2, com resolução mínima de 2480 x 1653 pixels de resolução. O arquivo deve ser enviado em extensão em JPG, PNG e TIF.
  • As fotografias devem ter sentido horizontal (paisagem) e não terem marca d’água.
  • As imagens devem ser autorais, registradas nos últimos cinco anos.
  • Não serão aceitas fotografias que apresentarem interferências eletrônicas como: montagem, colagens, inteligência artificial ou qualquer outra manipulação que descaracterize as características captadas na imagem.
  • As fotografias vencedoras não poderão ser utilizadas pelo autor ou por terceiros, sendo exclusivas do CAU/RS.
  • Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

*Verifique todas as exigências no edital.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada

Inscrições abertas: Concurso de projetos para a reforma da Câmara dos Vereadores de Erechim

Mês do patrimônio: editais do CAU incentivam fotografia e educação patrimonial

Pular para o conteúdo