Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), a Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS) e a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) entendem que a saída para qualquer crise não se expressa pelo desmonte do Estado, demissão de servidores, supressão de direitos sociais e trabalhistas, aumento de impostos e contribuições ou pela extinção de instituições estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como está sendo posto em votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul que propõe a extinção da FEE, METROPLAN, CIENTEC, FZB, FDRH, CORAG, SPH, Piratini, entre outros. Ao contrário, urgente é o fortalecimento do Estado e de suas funções, as quais não se atem apenas à saúde, educação, segurança e infraestrutura, mas também à construção e liderança de um projeto de desenvolvimento, o que demanda instituições estatais fortes capazes de estabelecer as bases técnico-científicas para desencadear um processo de desenvolvimento sustentável, de forma planejada, gerador de inclusão social e qualificação do ambiente construído de forma igualitária e valorização do patrimônio natural e cultural. Portanto, cabe às entidades representativas de arquitetos e urbanistas – IAB RS, SAERGS, AAI Brasil/RS, AsBEA/RS e FNA – a defesa das instituições que são a base da inteligência que planeja o desenvolvimento do Estado.
7 respostas
Como Conselheiro do CAU RS apoio as Entidades na Manifestaçào contra o desmonte do Estado.
Arq. Rinaldo Barbosa
Como conselheira suplente do CAU-RS estou totalmente de acordo com o manifesto acima.Como diz o documento é urgente o fortalecimento do Estado e de suas funções com instituições fortes que possam dar conta de um projeto de desenvolvimento gerador de inclusão social.
Total repúdio ao descaso com os servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, que caracteriza a atual gestão de José Ivo Sartori (PMDB) e José Paulo Dornelles Cairoli (PSD).
O prejuízo será de toda ordem: trabalhadores desempregados, cidades sem planejamento, sociedade sem implementação de políticas essenciais. Falta gestão democrática, falta seriedade com o povo gaúcho.
A prioridade do SAERGS é a defesa dos arquitetos e urbanistas e de todos servidores estaduais frente ao desastroso pacote anunciado pelo insano governador Sartori. (parte da nota do SAERGS)
Importante o nosso conselho se mostrar também na defesa dos arquitetos e do exercício profissional. Todos que trabalhamos com gestão e implementação de políticas públicas para as cidades, sabemos que ficaremos muito prejudicados com a extinção das fundações que muito contribuem para a qualidade de nossas atividades.
Infelizmente este ano comemoramos o dia do arquiteto com a eminente proposta de demissão de vários arquitetos que atuam estrategicamente pela qualidade da arquitetura e do planejamento territorial e em favor do Estado.
Nosso conselho não pode se omitir é tão pouco se calar a esta realidade.
?
Como Conselheiro suplente do CAU RS apoio as Entidades na Manifestação contra a extinção das fundações do Estado.
Arq. Marcelo G. Brinckmann
Como Conselheiro Titular do CAU-RS apoio a manifestação das Entidades de Classe dos Profissionais Arquitetos e Urbanistas em defesa contra as Propostas do Governo do Estado de extinção de Instituições Técnicas Profissionais do Estado.