Getting your Trinity Audio player ready...
|
Primeia etapa do PDO envolveu todos os funcionários, estagiários e gerentes da organização
Desde outubro deste ano, os funcionários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) estão participando de oficinas que quebram com a rotina e tornam o ambiente de trabalho ainda melhor. Os encontros fazem parte do Programa de Desenvolvimento Organizacional (PDO), que tem sua primeira etapa dividida em três ciclos. O propósito da iniciativa é criar um ambiente de trabalho colaborativo com a finalidade de desenvolver uma postura proativa baseada em resultados. O programa está sendo conduzido por Stella Bittencourt, psicóloga de formação que atua com processos de autoconhecimento, tecnologias sociais, estratégias que sustentem vidas significativas, comunicação empática, processos colaborativos, planejamento e validação de ideias empreendedoras.
O PDO é um trabalho participativo e profundo. Envolve todos os funcionários por um período significativo de tempo e exige organização, dedicação, planejamento e foco. Em sua primeira etapa, os empregados, estagiários e gerentes foram divididos em 7 grupos sob o critério da diversidade, permitindo que pessoas de diferentes cargos e setores pudessem interagir. Esses grupos participam de oficinas com duração de 4 horas em cada ciclo – “Eu comigo”, “Eu com o outro” e “Eu com o CAU/RS”. Temas como colaboração e proatividade são chaves para o resultado, sendo parte da oficina que trabalha desde o desenvolvimento individual de cada funcionário, até o trabalho em equipe em diferentes atividades e o desenvolvimento organizacional.
O objetivo do programa é implantar uma cultura diferenciada no local de trabalho, que esteja de acordo com a estratégia da organização. De acordo com Gelson Benatti, Gerente de Planejamento do CAU/RS, a cultura é aquele conjunto de normas, comportamentos, ações e atitudes que temos dentro da organização. “A palavra que move a gestão 2018-2020 do CAU/RS é REALIZAR, então o que a gente está querendo colocar aqui é uma cultura de realização, uma cultura de resultados ”, comenta.
O programa é composto por 3 grandes grupos de elementos: o primeiro grupo são os motivadores, ou seja, as bases estratégicas; o segundo grupo são as entregas que um plano de desenvolvimento organizacional traz, que são os vários projetos que a organização tem previsto dentro desse plano; e o terceiro grupo são os indicadores, que medem ao longo do tempo as ações e realizações para saber se o Conselho está se desenvolvendo como organização.