Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil ocorrerá de 09 a 12 de outubro em Porto Alegre.
O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos divulgou nesta segunda-feira, 27 de maio, uma prorrogação no prazo para submissão de projetos, aberto até 15 de junho pelo site www.21cba.com.br. O evento ocorre em Porto Alegre de 09 a 12 de outubro de 2019 e é promovido pelo IAB-RS. O 21º CBA destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico. Os trabalhos a serem apresentados durante o Congresso serão divididos em três categorias – Projetos de Arquitetura e Urbanismo (somente para profissionais), Trabalhos Científicos (estudantes e profissionais) e Outras Práticas – e deverão estar inseridos em um dos principais subtemas propostos pelo 21º CBA.
Os artigos científicos devem tratar sobre algum dos subtemas do congresso, apresentando resultados de atividades de pesquisa e/ou extensão e podem ser inscritos por profissionais e estudantes. Arquitetos e Urbanistas podem inscrever projetos que serão expostos durante o evento na Praça da Alfândega, além de apresentação oral conforme a programação do evento.
Já a categoria Outras Práticas destina-se a ações ações transdisciplinares que dialoguem com a temática do congresso e seus subtemas. Os projetos devem ser ligados à arquitetura e ao urbanismo e dialogar com a temática do congresso e seus subtemas e podem ser apresentados por coletivos, profissionais ou estudantes da arquitetura e urbanismo.
O novo prazo para submissão de trabalhos é até 15 de junho de 2019, encerrando-se, impreterivelmente, às 23h59min (horário de Brasília). As inscrições do segundo lote com valor promocional seguem até 16 de julho e custam entre R$ 200,00 (Estudante Sócio IAB) a R$ 500,00 (profissional).
Para que ainda mais entidades profissionais possam contribuir com o evento, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) está com edital de Apoio Institucional aberto para incentivar ações vinculadas ao Congresso – Chamamento Público nº 01/2019. Saiba mais.
Sobre o CBA
Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. O tema desta edição é Espaço e Democracia. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.
O 21º CBA conta em sua programação com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.
O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1945. Para a 21ª edição o evento terá a co-realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e diversas entidades parcerias. “O 21º CBA convida os profissionais e a sociedade a discutir o tema Espaço e Democracia. Propõe-se um Congresso distribuído por diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre, buscando tanto promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade, das praças e parques aos equipamentos culturais e educacionais existentes, quanto dar visibilidade ao Congresso junto à população local”, afirma Passos.
“Realizar o Congresso em espaços públicos e promover atividades gratuitas dirigidas à população local traz a temática para a própria espacialidade proposta, reunindo a sociedade, os arquitetos e urbanistas do país. O 21º CBA convida os arquitetos e arquitetas (e urbanistas) do Brasil a viver o lugar, saindo do “não-lugar” que Centros de Convenções e Eventos podem representar, segundo a definição do antropólogo Marc Augé”, declara. O evento contará com atividades em onze espaços da cidade: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural da UFRGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB e Praça da Alfândega.
Homenageada e programação
A homenageada desta edição do CBA é a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.
O congresso receberá a arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista brasileira Ermínia Maricato.Também estão confirmados na programação Paulo Mendes da Rocha, Marcelo Carvalho Ferraz, Nabil Bonduki, Zulu Araújo, entre outros nomes que serão divulgados em breve.
Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br | facebook.com/21congressobrasileirodearquitetos | @21cba