Eventos

Lançamento do site DM web durante inauguração do EdificaPOA

Getting your Trinity Audio player ready...

Cerimônia de inauguração oficial do EdificaPOA – Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária de Porto Alegre será realizada nesta quarta-feira, 16 de outubro, às 9h30, na nova sede (rua Siqueira Campos, 805 – centro Histórico). Na ocasião também será lançado o site DM web, que deve entrar no ar em janeiro. Atualmente, a emissão da Declaração Municipal é feita com parecer presencial, podendo demorar até dois meses. Com a disponibilização da nova ferramenta em 2014 a liberação do documento será imediata.

O presidente do CAU/RS, Roberto Py, é um dos convidados para a solenidade. Ele vai falar sobre os desafios para um novo processo de aprovação dos projetos de arquitetura e urbanismo na Capital. Entre as autoridades que estarão presentes na cerimônia está o prefeito José Fortunati; o secretário de Gestão, Urbano Schmitt; e a coordenadora-geral de Licenciamento e Regularização Fundiária, Ana Pellini. Sob o slogan “um novo conceito de licenciamento urbano ambiental de Porto Alegre”, a mudança promete agilizar o atendimento e a aprovação de projetos.

 

Uma resposta

  1. A minha formação data de 1948, quando fiz o vestiular para Arquitetura. Desde então tenho acompanhado com pesar a forma como os arquitetos são recebidos, junto aos órgãos de aprovação dos projetos, sem nenhum respeito ao profissional. Até então trabalho, apesar dos meus 85 anos, com muita preocupação. Me preocupo realmente é com o desenvolvimento da cidade, já que um projeto de uma pequena casa ou de um palacete, ou de uma fábrica tem as mesmas normas burocráticas, e demoram quase um ano ou mais,para ser aprovado. Já aprovei e construi mais de 170.000 metros quadrados de obras, e digo formalmente, que se pudesse iria trabalhar noutro estado. Já durante anos tenho reclamado, às diversas organizações, no que diz respeito a demora na aprovação dos projetos, e exigências absurdas,não tendo ate agora, notado nenhuma solução. É sabido que uma empresa que durane cinco anos, não traga nenhuma renovação ao seu negócio, esta fadada a fechar. Com a colocação dos secretários sem a preocupação de mudar estes rumos, ao longo de tantos anos, somente poderia resultar num fracasso total, como agora estamos vivendo. Cumpre salientar que ao tomar conhecimento que os meus apelos estão sendo ouvidos, traduzo a minha alegria e esperança que este estado de cousas, sofra realmente modificações para melhorar não somente as aspiraçõe dos profissinais envolvidos, mas para alterar o rumo que os cidadãos tem tomado, em primeiro construir e depois aprovar. Nota-se este aspeto, a quantidade de projetos em regularização de obras já edificadas. Enfim, recebo a notícia com muita esperança. Meus parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhada da Perda percorre Centro Histórico de Porto Alegre e reflete sobre Patrimônio

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo