Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Guia demonstra como a arquitetura, o projeto paisagístico e o projeto urbano podem influenciar e interagir com cada um dos objetivos da ONU. Inspire-se com bons exemplos!
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) acaba de lançar o 2º Guia IAB para a Agenda 2030, com 51 experiências do Brasil e do mundo sobre como arquitetos e urbanistas podem contribuir para alcançar as metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Profissionais gaúchos contribuíram em pelo menos quatro projetos.
“Inspirado na publicação de mesmo nome elaborada pela UIA em 2019, o Guia terá uma nova versão a cada ano até 2030, e constituirá precioso material de consulta para arquitetos e urbanistas, planejadores, estudantes e gestores públicos. Como o primeiro, este é também o registro de uma esperança. A esperança de que nossas ações como arquitetos e urbanistas alcancem um arco cada vez maior e mais generoso na erradicação da pobreza e na proteção da vida no planeta”, destaca a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, presidente do IAB.
Clique aqui para acessar o Guia e conhecer os 51 projetos selecionados
Projetos gaúchos no 2º Guia IAB para a Agenda 2030
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água potável e saneamento:
- Projeto: UNIDADE SANITÁRIA – ATHIS, de Gabriel Johansson Azeredo, um dos vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Anteprojeto de Protótipo de Unidade Sanitária promovido pelo CAU/RS.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e produção responsáveis:
- Projeto: ESPAÇOS COLETIVOS PARA A BACIA DO ARROIO TAQUARA (Porto Alegre/RS), de Mariana Mocellin Mincarone, para o Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (2018).
- Projeto: OÁSIS URBANO – UM LABORATÓRIO VERDE PARA A CIDADE (Passo Fundo/RS), de Sulâni Kurtz.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – Vida terrestre:
- Projeto: MEIO AMBIENTE, IMAGINÁRIO E CULTURA – PERSPECTIVAS PARA A FAZENDA DO ARADO VELHO, de Camila Bellaver Alberti, para o Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS (2018).
Uma resposta
Parabéns, excelente contribuição, merece ampla divulgação.