Getting your Trinity Audio player ready...
|
A vivência feminina no canteiro de obras será tema de debate realizado pela ONG Mulher em Construção neste sábado, 29 de março, na Câmara da Indústria e Comércio de Canoas (CICS), que fica na rua Ipiranga, 95, 9º andar, no Centro da cidade. Vão relatar suas experiências quatro profissionais que atuam como pedreira, pintora, ceramista e empreiteira. O painel Construindo Histórias no Canteiro de Obras ocorrerá das 9h às 12h, com entrada franca.
Mulher em Construção é uma organização sem fins lucrativos que capacita mulheres para trabalharem profissionalmente no mercado da construção civil. “É um encaminhamento para as mulheres participarem deste mundo pseudo-masculino”, disse a presidente da ONG, Bia Kern. Para ela, o mais importante é o empoderamento destas mulheres, principalmente as de baixa renda. “E elas estão dando conta do recado”, afirma.
Na quinta-feira, dia 20 de março, Bia visitou o CAU/RS para falar da iniciativa e solicitar apoio institucional. A ideia é replicar o projeto, que tem como objetivo desenvolver autonomia e cidadania por meio da inserção da mulher no mercado de trabalho, em todo o Brasil. Criada em 2006, a ONG já capacitou mais de três mil mulheres. Entre as opções de cursos, estão os de pedreira, ceramista, reparadora, telhadista e carpintaria.
Uma resposta
Infelizmente as portas estão se fechando, para as mulheres na área da construção civil.
Buscamos qualificação, somos competentes mas acredito que ainda berra o machismo.
Estamos conseguindo sussurrar por enquanto mas com certeza iremos conseguir, esbravejar por igual esta é uma luta que levara tempo, mas uma casa bem feita não é feita as pressas.
Espero que aja mais oportunidades como essas, e da próxima com certeza irei.