Patrimônio

CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Conquista inédita: impugnação de edital de Farroupilha foi acatada com uso de decisão do STJ e da Carta de Santa Maria.

Pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul, uma impugnação administrativa foi integralmente favorável ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) utilizando uma decisão do STJ e a Carta de Santa Maria, elaborada pelo CAU/RS em defesa do patrimônio, para solicitar a correção de edital que previa a realização de serviços relacionados ao Patrimônio Histórico e Cultural.

 

Entenda

A Prefeitura de Farroupilha, na Concorrência 005/2023, previa contratar pessoas jurídicas especializadas na área de arquitetura e patrimônio cultural para “elaboração dos projetos relativos ao restauro arquitetônico (incluindo levantamento cadastral, diagnóstico e projeto de intervenção), projetos complementares (elétrico, hidrossanitário, laudo estrutural e reforços, paisagismo, plano de prevenção contra incêndios), plano museográfico (exposição sobre a história do bem tombado), projeto de arquitetura de interiores (incluindo mobiliário e expografia), plano de vocação de usos”, entre outros serviços previstos no edital.

A Concorrência, no entanto, permitia a participação de empresas com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), muito embora restauro e intervenção em patrimônio seja atribuição exclusiva de profissional de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, também trazia serviços referentes à Museologia, profissão regulamentada pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM), sem trazer, contudo, exigências que comprovassem a presença de profissional habilitado para tais serviços.

A impugnação foi encaminhada por ofício e acompanhada pela Carta de Santa Maria e pela decisão transitada em julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em ação movida pelo CAU/PR contra o Estado do Paraná.

O edital foi corrigido para limitar a concorrência única e exclusivamente a empresas com registro no CAU e suprimir as atividades relacionadas à Museologia. Agora, o município deverá escolher a proposta mais vantajosa.

Clique para ler o documento na íntegra

 

Conheça a campanha: Eu Posso Fazer

Você sabe que pode contar com profissionais de Arquitetura e Urbanismo para projeto e execução de obras e reformas. Mas, além desses, diversos outros serviços podem ser prestados! Há alguns que são de competência exclusiva, como os relacionados a restauro de patrimônio histórico e cultural. São tantas atividades, da casa à cidade, que decidimos começar a reunir algumas em um só lugar. Saiba o que um profissional de Arquitetura e Urbanismo pode fazer!

Confira a página “Eu Posso Fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vitória! Recurso do CAU/RS é acolhido pela Justiça e prédio da Smov será preservado

Abaixo-assinado em defesa da preservação do antigo prédio da SMOV

A história do Art Déco e os símbolos da arquitetura 

Pular para o conteúdo