Getting your Trinity Audio player ready...
|
Documento enviado hoje (05/01) ao CAU/BR marca primeira ação da nova gestão do Conselho gaúcho, empossada nesta segunda-feira.
A nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), empossada ontem (04/01), já iniciou as ações em benefício da profissão. Ao fim da tarde desta terça-feira, o Conselho gaúcho enviou um ofício ao CAU/BR, assinado pelo presidente reeleito Tiago Holzmann da Silva e pelo Conselheiro Federal eleito pelo CAU/RS, Ednezer Rodrigues Flores.
O documento, destinado ao presidente em exercício do CAU/BR, arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Baptista, solicita a suspensão dos reajustes nos valores do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e das anuidades e demanda a manutenção dos valores aplicados em 2020.
É importante destacar que o aumento nos valores destes documentos, essenciais para o exercício da Arquitetura e Urbanismo, são definidos pelo CAU/BR e não pelos CAU/UF, os quais não têm autonomia para reduzir o valor exigido. “A nova gestão do CAU/RS tem a dimensão da crise vivida pelos profissionais nesse período. Esse entendimento nos exige uma atitude de empatia com os colegas e de coragem para exigir do CAU/BR a suspensão dos aumentos”, pontua o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.
Leia abaixo um trecho do documento. Clique aqui para ler o ofício na íntegra.
Prezado Presidente,
1. Ao cumprimentá-lo cordialmente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS manifesta sua contrariedade quanto a aplicação de reajustes às taxas de RRT e anuidades para o ano de 2021.
2. Considerando o Estado de Calamidade Pública em que o país se encontra em função da pandemia da Covid-19 e os efeitos da crise econômica sobre o mercado profissional da arquitetura e urbanismo, ampliada pelas restrições sanitárias.
3. Considerando que diversos outros conselhos profissionais mantiveram inalteradas suas taxas e que, tanto o CAU/BR quanto os CAU/UF, possuem capacidade de adaptar seus orçamentos ao longo do ano.
4. Solicitamos aos colegas, conselheiros federais, providências imediatas para que sejam cancelados os reajustes aplicados nas taxas de RRT e anuidades para o ano de 2021 e mantidos os mesmos valores vigentes em 2020.
5. Agradecemos, desde já, pela atenção e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Tiago Holzmann da Silva – Presidente CAU/RS
Ednezer Flores – Conselheiro Federal CAU/RS
19 respostas
Maravilhosa iniciativa o CAU RS me enche de orgulho. Iniciativa está deve ser replicada em outros estados.
Que diga-se de passagem já é caro o suficiente.
Parabenizo os senhores, pois a prestação dos serviço para a emissão da RRT e uma vergonha .
Para emitir uma RRT leva-se 1 hora e que paga este tempo perdido, quanto funciona pois esta sempre em manutenção. Ai eu quero reajustar a prestação deste serviço kkkkk
Muito Bom, melhor se conseguissemos fazer com que a anuidade fosse suprida, já que recolhemos as rrts para a CAU.
Muito boa ação.
Outro tema, já levantado e discutido é a duplicidade de anuidade para quem tem empresa – eu preciso ter uma empresa para poder trabalhar (ter notas, etc) e para ter empresa pago anuidade da empresa e também a minha, são duas anuidades, duplicidade.
Parabéns pela iniciativa, confesso que me surpreendeu.
Parabéns.
Concordo com o colega Luciano Rodrigues. Realmente o serviço prestado deixa muito a desejar. Melhorem o atendimento e estejam mais presente junto às necessidades dos profissionais inclusive com uma administração mais objetiva
Parabéns pela atitude, todos tem que serem solidários no momento!!!!
Ótima iniciativa, estou de acordo.
O CAU é uma maquina famigerada de arrecadação! Sinto que a maior preocupação da entidade é com a cobrança da anuidade e taxa de RRT. Pouco se faz pela valorização da profissão!
Não há justificativa para cobrança duplicadas que enfrentamos:
1- Pessoa física e pessoa jurídica!
2- Ou se paga anuidade ou se paga RRT. Pagar os dois é um absurdo !!!
A maior parte dos conselhos regionais se paga uma anuidade e só !!!
Fica ai minha manifestação, mesmo sabendo que nada irá mudar !!!
Muito boa iniciativa, queremos que nosso conselho represente a classe e compreenda que a grande maioria sofre com a falta de valorização profissional.
Porem concordo com o colega, sobre a duplicidade de anuidade para profissionais com empresa. Tendo em vista que todo profissional já é obrigado a pagar anuidade, ao abrir uma empresa, situação obrigatória em diversas situações, ficamos obrigados a pagar anuidade em duplicidade como PF e PJ. Absurdo. Até porque muitas dessas empresas são de apenas um profissional, e estão gerando receita com RRTs constantemente.
Meus cumprimentos pela atitude e hombridade ao ouvir os inúmeros pedidos da categoria e assim representar a voz do coletivo!
Parabéns e obrigado!
A anuidade deveria ser descontada em cada RRT, se o profissional não trabalhar naquele ano por falta de trabalho? Tem que pagar? Acho que deveria que rever tudo isso. Com a pandemia tudo piorou a vida de todos os profissionais.
Assim como os colegas acima tenho empresa registrada no CAU, e com isso duas anuidades, um absurdo, visto que o CREA da desconto de 90% para anuidade de microempresa onde o profissional pessoa físcia seja registrado, entrei em contato com o CAU e me informaram que não tem nenhum tipo de desconto nesse sentido.
Que bom que nosso conselho está pedindo por todos nós, 2020 foi difícil, seria humano e justo.
Também acho que arrecadamos bastante em rrts durante o ano, poderiamos até ser isentos da anuidade, já que as constribuições das RRts são bastante relevantes.
Excelente iniciativa!, porem como saberemos se foi aprovado ate o vencimento da cota unica? existe previsão de prazo para esta definição?
Bom dia, Lucilene. A recomendação é seguir acompanhando. Qualquer novidade informaremos aqui!
Concordo com a colega Vera Bianchi. Já pagamos RRT, deveriam suprimir a anuidade.
Concordo com a colega Vera Bianchi. Já pagamos RRT, deveriam suprimir a anuidade.