Getting your Trinity Audio player ready...
|
Encontro foi realizado na sede do CAU/BA e contou com representantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco e Paraná.
Na última terça-feira (26/11), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) recebeu a 1ª Reunião Nacional das Comissões de Patrimônio Histórico e Cultural dos CAU/UF.
O conselheiro Oritz Adriano Adams de Campos, coordenador da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH) do CAU/RS, e o arquiteto e urbanista Lucas Volpatto, que integra a Comissão, representaram o CAU/RS apresentando práticas realizadas pelo conselho gaúcho. Também estiveram presentes Comissões de Patrimônio Histórico dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, além da Bahia.
“Essa primeira reunião, reivindicada há muito tempo, promove um inédito e necessário somatório de atuações dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo referente à temática do Patrimônio Cultural, atribuição exclusiva de arquitetos e urbanistas. Buscar a unicidade de entendimentos e procedimentos nesta área significa tratar do exercício profissional do passado, do presente e também do futuro. Em março de 2020, as Comissões voltarão a se encontrar para apresentar os avanços e dar andamento aos encaminhamentos oriundos dessa primeira reunião”, declarou o conselheiro Oritz.
A comissão de cada estado apresentou práticas e casos locais, além de debaterem os papéis do CAU/BR e CAU/UF em relação ao Patrimônio Histórico. Uma das pautas abordadas na reunião foi a realização do 7º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal (FIPA), que terá o tema “Todos os mundos – O patrimônio que nos une” e acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, poucos dias antes da UIA2020RIO.
Outros temas debatidos durante a reunião foram o Plano Nacional de Fiscalização, as Diretrizes Nacionais e atuações dos CAU/UF, a criação da Comissão Nacional de Patrimônio Cultural, o Não ao Pregão, a obrigatoriedade do Diário de Obras, os Circuitos de Arquitetura e Urbanismo nas cidades brasileiras e o Seminário Nacional de Patrimônio Histórico durante a UIA2020RIO, a revisão da grande curricular (prevendo a obrigatoriedade da disciplina) e a norma técnica (NBR) de Patrimônio Histórico Edificado.