Sem categoria

CAU/RS e CAU/SC conhecem sistema de arquivo do CAU/PR

Getting your Trinity Audio player ready...

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) foram até Curitiba a fim de conhecerem o sistema de arquivo do CAU/PR, estruturado em 2012.

Além de regulamentar o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país, a Lei Federal nº 12.378 criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) em 2010. O CAU/RS, por exemplo, recebeu recentemente os documentos dos profissionais que ainda estavam nos armários do antigo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Encontro com representantes do CAU/SC e do CAU/RS ocorreu na sede do CAU/PR em Curitiba.
Encontro com representantes do CAU/SC e do CAU/RS ocorreu na sede do CAU/PR em Curitiba.

“Tudo o que dizia respeito aos profissionais do tempo do CREA ainda estava lá, desde os documentos que foram entregues para o registro no antigo Conselho, como diplomas e histórico escolar, até as Anotações de Responsabilidade Técnica que foram elaboradas por cada arquiteto e urbanista”, explicou a Gerente Técnica do CAU/RS, Maríndia Girardello. Ela participou da reunião que ocorreu na última sexta-feira (1º/04), na Sala João Batista Vilanova Artigas, e viu de perto os arquivos que estão na sede do CAU/PR. “Gostei muito da maneira que os arquivos foram dispostos. Cada profissional tem a sua pasta, onde todos os documentos estão guardados. Pretendo implantar o mesmo modelo no CAU/RS”, disse.

A Assessora Jurídica do CAU/PR, Claudia Cristina Taborda Dudeque, destacou que cada CAU/UF tem autonomia para atuar, mas o atendimento aos profissionais deve ser único. “A Lei Federal nº 12.378 permite que o arquiteto e urbanista trabalhe em todo o território nacional com apenas um registro, sem a necessidade de solicitar vistos em diferentes estados. Por isso, acreditamos que os atendimentos nos CAU/UF precisam seguir determinados padrões. Para atingir a esse objetivo é muito importante essa troca de experiência que realizamos aqui”, finalizou Claudia.

(Fonte: CAU/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícia

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

Pular para o conteúdo