Sem categoria

Cinco projetos emblemáticos para Alberto Cabral

Getting your Trinity Audio player ready...

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo lança uma nova sessão em seu site: “cinco projetos de arquitetura emblemáticos para …”. A partir de agora, a cada mês, arquitetos serão convidados a comentar sobre trabalhos, estudos e obras relevantes. Na primeira edição, conheça as escolhas do arquiteto e urbanista Alberto Fedosow Cabral, conselheiro do CAU/RS.

Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)

Arquiteto/Escritório: Santiago Calatrava

“Alta tecnologia, forma exuberante e modernidade. Sob o ponto de vista arquitetônico, esta obra talvez seja o que de melhor existe no Brasil. Absolutamente inovador, utiliza conceitos estruturais extremamente arrojados. Além disso, apresenta em seu interior um sistema de luz e sombra muito interessante, abrigando a melhor tecnologia de informação hoje disponível”.

Burj Kalifa (Dubai)

Arquiteto/Escritório: Adrien D. Smith

“É tudo que nosso conhecimento atual pode produzir. Como se trata do prédio mais alto do mundo, representa o poder tecnológico da região dos Emirados Árabes. É uma grande cidade vertical, que engloba moradia, trabalho, shopping center, transporte, educação e arte, tudo dentro da mesma ‘casca’. A imponência da obra revela um projeto extremamente sofisticado, com soluções arquitetônicas e construtivas, absolutamente inovadoras”.

High Line Park (Nova York)

Arquiteto/Escritório: projeto colaborativo

“É a inclusão social da comunidade, tema em alta em nossas idealizações. Este espaço, construído sobre uma linha de trem desativada, levou a este bairro nova-iorquino uma possibilidade excepcional de inclusão e relacionamento entre moradores das redondezas. Como fica bem acima das ruas e avenidas, permite que esta reciclagem, que na verdade transformou-se em um grande jardim suspenso, crie as condições para esportes, encontros, novos relacionamento entre pessoas”.

Galaxy Soho (Pequim)

Arquiteto/Escritório: Zaha Hadid

“Realmente imponente. Formas livres que traduzem nosso tempo. Projeto bem típico da arquiteta Zaha Hadid. A plástica extremamente rica e as soluções fazem virar a cabeça de qualquer um. Trata-se de um imenso centro de convivência que reúne muitas atividades. Está na linha da chamada Cidade do Futuro”.

Mercado Central (Abu Dhabi)

Arquiteto/Escritório: Foster + Partners

“Alta tecnologia para ambientes sustentáveis. O projeto reúne uma solução espacial bem tradicional, porém, busca a sustentabilidade integral da obra. Utilizando materiais sustentáveis, foi criada uma solução de ventilação natural, que permite a vida interior interior sem ajuda de maquinário especial. O processo construtivo também foi sustentável. Belo exemplo de projeto inserido nos novos conceitos de construir e viver”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícia

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

Pular para o conteúdo