Getting your Trinity Audio player ready...
|
Inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de agosto.
Na última sexta-feira (07/08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou o lançamento oficial do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de hoje até 31 de agosto.
O evento foi totalmente online, por meio da plataforma Zoom. O presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, juntamente com o conselheiro Rodrigo Spinelli, recebeu o arquiteto e urbanista Estevan Barin e a estudante de Arquitetura e Urbanismo Bárbara Finger, Diretora de Relações Externas da FeNEA.
Os convidados debateram sobre a importância da realização de concursos no campo da Arquitetura e Urbanismo e esclareceram dúvidas dos demais participantes. “O concurso é um ambiente que permite o crescimento de forma intensa. O arquiteto é um profissional que tem que estar sempre aprendendo”, afirmou o presidente do CAU/RS. Acompanharam o evento estudantes de todo o Estado, representando universidades como Urcamp, Unisinos, UFSM, Ulbra, Univates, UniRitter, UCS, entra outras.
Categorias
O Concurso de Ideias reúne cinco categorias, para as quais serão selecionadas cinco propostas, totalizando 25 projetos premiados. Ao todo, o concurso soma R$ 25 mil em premiação: 5 prêmios de R$ 1 mil por categoria. Confira:
- Cidade Saudável: planejamento, urbanização, mobilidade, saneamento, entre outros;
- Espaços Públicos: parques, praças, ruas, mobiliário urbano, entre outros;
- Equipamentos Públicos: saúde, ensino, cultural, entre outros;
- Trabalho Saudável: Ambiente de trabalho comercial, serviços ou industrial, sendo estes coletivos ou individuais;
- Casa Saudável: ATHIS, unifamiliar, condomínios verticais e horizontais, co-livings; home-office e outras modalidades de moradia individual ou coletiva.
Saiba mais
O Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável” faz parte do pacote de medidas que o CAU/RS aprovou em nome da valorização profissional e também como resposta à redução da atividade econômica resultante da pandemia. Ao final de julho, a versão do concurso foi lançada para profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, Paula Zacarias, Analista de Programas do ONU-Habitat, entidade que apoia institucionalmente o concurso, apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU-Habitat, que estão relacionados à proposta do concurso. Assista abaixo à apresentação completa e saiba mais sobre as ODS e a Agenda 2030.