Getting your Trinity Audio player ready...
|
Conquistas reforçam a importância do Conselho para profissionais de Arquitetura e Urbanismo, empresas do setor e sociedade gaúcha.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou importantes conquistas a partir da Fiscalização de Editais. Pelo menos cinco editais de prefeituras foram republicados após a impugnação do CAU/RS para permitir a participação de arquitetos e urbanistas e empresas de Arquitetura e Urbanismo.
No final de junho, a prefeitura de Mato Leitão emitiu edital para contratar serviços de construção de cobertura com estrutura metálica na Rua Coberta. Já a prefeitura de Quaraí queria contratar empresa para renovar alvarás e executar PPCIs de escolas municipais de ensino fundamental, de educação infantil e de polo UAB.
Em Iraí, o edital da prefeitura previa contratar empresa para construção de acesso à creche Criança Feliz e de pátio coberto e acessos na escola da Linha Goretti. Em Muitos Capões, o objetivo era contratar para reformar e ampliar o ginásio da EMEF Gina Guagnini.
Os editais citados limitavam a participação a profissionais e empresas de Engenharia. Os documentos foram republicados após a intervenção do CAU/RS. Ao todo, em 2021, já foram 19 editais impugnados com sucesso pelo Conselho.
Cada arquiteto um fiscal da profissão
Em 2019, o CAU/RS lançou a campanha Cada arquiteto um fiscal da profissão, que incentiva a realização de denúncias por parte da população e dos arquitetos e urbanistas. As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa (cerca de 200% no comparativo entre 2017 e 2019), principalmente por meio do trabalho da equipe do CAU Mais Perto. Com o apoio da população, o objetivo é aumentar também o número de denúncias cadastradas. Saiba mais.