Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) comunica com profundo pesar o falecimento, aos 80 anos, do arquiteto e urbanista Clovis Ilgenfritz da Silva na noite de sábado (23/11), vítima de um quadro de fibrose pulmonar. Clovis deixa três filhos, Letícia (19), Camilo (44) e Tiago (48). O velório ocorre hoje, das 13h às 22h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e a cerimônia de cremação será na segunda-feira pela manhã, das 8h às 11h, no Crematório Saint Hilaire, em Viamão, na Região Metropolitana.
O legado de Clovis para a arquitetura e para o urbanismo brasileiros são imensuráveis, sendo vereador de Porto Alegre por três mandatos, deputado federal, fundador do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Atuante na conjuntura política da profissão, Clovis trabalhou incansavelmente por cidades melhores para todos, sendo criador da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), que prevê projetos e moradia digna para famílias de baixa renda. O arquiteto e urbanista era conselheiro do CAU/RS pelas duas últimas gestões.
Confira a seguir o vídeo em homenagem a Clovis Ilgenfritz da Silva exibido na entrega do Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) durante o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos.
https://www.facebook.com/caursoficial/videos/1437687739740845/
Depoimentos
“O ano de 2019 tem sido cruel para a Arquitetura Social do país. Nem bem nos recuperamos da morte de Demetre Anastassakis, em julho, agora recebemos o baque da perda de Clovis Ilgentrifz da Silva. Sua obra expressou exemplarmente a diretriz da função social da Arquitetura formulada pelo I Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em 1945, e desde então sempre reforçada. Seu pioneirismo na implantação de um projeto de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, na década de 1970, em Porto Alegre, foi a semente da ATHIS no país. A morte de Clovis causa uma enorme tristeza. A Arquitetura e Urbanismo, nossos colegas e o país perdem um guerreiro do bem.” – Luciano Guimarães, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (CAU/BR)
“Um amigo, um líder, querido companheiro. Clovis dedicou sua vida à Arquitetura e Urbanismo como instrumento necessário à melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Pelo direito à Habitação foi um lutador em todas as frentes possíveis: no exercício diário da profissão, à frente das principais entidades da categoria, na política partidária. Pai da lei de Assistência Técnica, nos deixa esse legado e a responsabilidade de fazê-la realidade na vida da população brasileira. Clovis, presente.” – Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS)
“Clovis Ingelfritz da Silva, mestre, amigo, colega, referência profissional, cidadão, político, guerreiro, nos deixa um legado de vida, de companheirismo, de exemplo social. Guerreiro de várias batalhas, que lutou contra a tirania, a desigualdade social e por uma Arquitetura de qualidade para os mais desprovidos; lutou sempre, por todos e pela vida. Como sindicalista, mostrou que podemos ser fortes e ele foi assim até o seu passamento. Despedidas? Não. Intervalo. Nos veremos. Seu legado vive e estará sempre conosco. Um abraço aos familiares. Um beijo ao Mestre Clovis. Que descanse o Guerreiro.” – Ednezer Flores, conselheiro federal eleito pelo CAU/RS
3 respostas
O falecimento do colega clovis Ilgenfritz da Silva, abre mais uma lacuna na turma de formandos de 1965.
Todos os anos os formandos daquela data se reunem no final do ano. Este ano a nossa reunião será no dia 30 de novembro, e iremos homenagear o querido colega que sempre esteve presente na nossas reuniões. Muito participativo vai deixar uma imensa saudades.
Grande colega, grande pessoa, descanse em paz nosso Ijuiense de grandes conquistas para nossas comunidades e para nossa classe, meus sentimentos a seus familiares.
FOI MEU PRIMEIRO VOTO,NA PRIMEIRA ELEIÇÃO QUE VOTEI.