Eleições CAU

Nota sobre o Pleito Eleitoral de 2022

O conselheiro federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Rodrigues Flores, assina mensagem sobre as eleições que ocorrerão em outubro. 

As eleições de 2022 se aproximam. No início deste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), junto ao CAU Brasil e demais CAU/UF, divulgou a Carta aos Candidatos, documento que reúne, por meio das contribuições de arquitetas e arquitetos, 20 propostas para embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro. Como forma de reforçar essa mensagem, o conselheiro federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Rodrigues Flores, elaborou uma nota que aborda o papel fundamental de profissionais de Arquitetura e Urbanismo para pensar e projetar cidades melhores e mais seguras. “Somos formados e capacitados para proporcionar melhores condições de vida para todos, produzindo e fornecendo espaços construídos com qualidade, contribuindo no segmento da Construção Civil e reiterando diariamente nosso compromisso de fazer uma Arquitetura e Urbanismo voltada à inclusão e ao desenvolvimento sócio-territorial.” Leia abaixo o texto na íntegra.

 

NOTA SOBRE PLEITO ELEITORAL DE 2022 DO CONSELHEIRO FEDERAL DO RS NO CAU BRASIL

 

Em maio do corrente ano, na cidade de São Paulo, as instituições que representam profissionais de Arquitetura e Urbanismo no Brasil lançaram uma carta-aberta aos candidatos às eleições de 2022, apresentando 20 propostas para compor os programas de governo a serem submetidos à população brasileira, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida.

Diariamente, assistimos um Brasil vivendo um dos mais críticos períodos de sua história, evidenciado no aumento das desigualdades e injustiças sociais, que marcam a construção de nossas cidades desde o período colonial. Às vésperas de mais um pleito eleitoral, o qual espero que se realize de forma pacífica, democrática e respeitando os preceitos legais, construídos desde a implantação da atual Constituição, é premente retomarmos temas e conceitos sobre nossas cidades, que há muito tempo arquitetos e urbanistas bradam aos legisladores e gestores públicos, na esperança de construir cidades com maior e melhor mobilidade urbana, com acessibilidade e ocupação territorial mais igualitária, primando pela qualidade dos espaços construídos e urbanos, e pela maior participação de profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

O processo eleitoral que adentramos permite retomar e reconstruir uma agenda nacional e regional de desenvolvimento social, econômico e sustentável, com o objetivo de fomentar melhorias em nossas cidades, constituídas com mais de 25 milhões de moradias precárias, bem como dar a devida assistência às mais de 220 mil pessoas em situação de rua, buscando, assim, dar mais qualidade de vida à nossa população.

Neste contexto e documento, propomos aos candidatos à Presidência da República, aos Governos dos Estados e do Distrito Federal, ao Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas estaduais e distrital, temas preponderantes aos debates e plataformas eleitorais, e de grande relevância para os programas de governo, que devem estar presente diariamente na rotina dos legisladores e gestores públicos, os quais destaco: o aprimoramento do Planejamento das cidades e de regiões; a temática da relação da Habitação com a Saúde Pública e o Meio Ambiente; a necessária Organização e Políticas Públicas de Estado; a Valorização da Arquitetura e Urbanismo; as melhorias e viabilidades exequíveis da taxação de Tributos e a relação do Trabalho na Arquitetura; a constante defesa da Educação, Formação e Ensino de qualidade da Arquitetura e Urbanismo e, por fim, o aprimoramento da relação dos profissionais com a sociedade brasileira, nos seus mais diversos níveis sociais e econômicos.

Com esses temas, buscamos contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial do país, orientadora e indutora da preservação ambiental e do patrimônio, da redução das desigualdades e de oferta de oportunidades de geração de emprego e renda.

Concluo ressaltando que nós, arquitetos e urbanistas, somos formados e capacitados para proporcionar melhores condições de vida para todos, produzindo e fornecendo espaços construídos de qualidade, contribuindo no segmento da Construção Civil e reiterando diariamente nosso compromisso de fazermos uma Arquitetura e Urbanismo voltado para a inclusão e o desenvolvimento sócio-territorial. Desejo um boa eleição, com votos conscientes, para que tenhamos um país com mais livros, árvores, ciência, saúde, educação, pesquisa, tecnologia, emprego, moradia, comida e Arquitetura para todas e todos.

 

Arqº Urb. EDNEZER RODRIGUES FLORES
Cart. Prof. CAU-RS nº A17552-8
Conselheiro Federal pelo RS no CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
Membro do Conselho Superior do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil
Conselheiro do IBAPE-RS – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do RS

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Saiba como e até quando justificar seu voto

Confira a composição do Plenário do CAU/RS para a gestão 2024-2026

Carta Aberta do CAU/RS à Comissão Eleitoral Nacional

Pular para o conteúdo