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Com as mudanças, o SICCAU ampliou os serviços prestados em sua nova plataforma.
Entraram no ar, no SICCAU, novas funcionalidades para solicitação de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). São várias as novidades abrangendo facilidades como agrupamento de atividades, economia para registro e isenções de multas.
As mudanças marcam a segunda etapa de implementação da nova plataforma do SICCAU. Com nova interface, o ambiente de registro de RRT passou a ser mais interativo. As novas funcionalidades foram estabelecidas pela Resolução CAU/BR nº 184/2019, que dispõe sobre novas regras para o RRT e para a emissão de CAT-A. Como previsto na Resolução nº 190/2020 a implementação está sendo feita de forma escalonada. A primeira etapa, em dezembro de 2019, implantou o RRT Social.
É importante ressaltar que a 184/2019 alterou a Resolução CAU/BR nº 91/2014, que define as regras de RRT, e a Resolução CAU/BR nª 93/2014, que dispõe sobre a emissão de certidões pelos CAU/UF.
Os formulários de RRT Simples, Múltiplo Mensal e Mínimo estão na nova plataforma já com todas as mudanças previstas. Veja o que mudou.
Confira abaixo tutoriais sobre como preencher e emitir as seguintes modalidades de RRT:
- RRT Múltiplo Mensal
- RRT Simples
- RRT Mínimo
- RRT Simples de Cargo ou Função
- Excluir RRT ou Aprazar Boleto Vencido
Todos os tutoriais também podem ser localizados clicando no site do CAU/RS, no botão “SICCAU Soluções Online” > aba “Manual da Área de Serviços” > RRT Tutoriais Novos. Se preferir, clique aqui e acesse. O CAU/BR também disponibilizou um tira-dúvidas sobre as mudanças nas regras do RRT.
Saiba mais
Dia 02 de setembro, o CAU/RS publicou uma matéria anunciando as mudanças que ocorreriam a partir de 8 de setembro, bem como a manutenção programada do SICCAU durante o final de semana prolongado em razão do feriado de 7 de setembro.
Ficaram para as próximas etapas de implementação da Resolução 184 as mudanças no RRT Derivado, no RRT de Atividade no Exterior, nas normas de reaprazamento do boleto vencido, bem como na CAT-A.
Importante: recomenda-se limpar o cache do navegador, para facilitar o carregamento das novas funções.
Dúvidas? Entre em contato com a Central de Atendimento
CAU/RS
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
- Telefone: (51) 3094-9800
- E-mail: atendimento@caurs.gov.br
Atendimento presencial
Temporariamente, os atendimentos presenciais estão sendo realizados apenas às sextas-feiras, das 10h às 16h, nos endereços a seguir:
- Porto Alegre: Rua Dona Laura, 320 – 14º andar – bairro Rio Branco – CEP 90430-090 | Google Maps
- Escritório Regional – Santa Maria: Alameda Buenos Aires, 107 – Sala 101 – bairro Nossa Sra. das Dores – CEP 97050-545 | Google Maps
- Escritório Regional – Pelotas: Rua Félix da Cunha, 601 – bairro Centro – CEP 96010-090 | Google Maps
CAU/BR
- Chat: https://www.caubr.gov.br/atendimento
- Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613
Fonte: CAU/BR
30 respostas
O SICCAU é uma vergonha para os arquitetos, passa mais tempo fora do ar que funcionando… e normalmente fazem “manutenções” no sistema que devem durar 2 dias e duram uma semana. É muita incompetência! Cada emissão de RRT é uma ventura, se tiver prazo, então, vira um drama!
SISTEMA LENTO
NÃO BUSCA DADOS
BEM CONFUSO –
PRECISAMOS DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DE QUE FACILITEM E NÃO QUE COMPLIQUEM
UMA HORA PRA CONSEGUIR FAZER UMA RRT
NA VERDADE NÃO É UMA HORA
JÁ PASSA DE UMA HORA E MEIA… TRISTE PARA PREENCHER UMA RRT
QUANTO TEMPO PARA REGISTRO EXTEMPORÂNEO…
COMO PODE SER EXTEMPORANEO?
ESTOU JUNTANDO DOCUMENTAÇÃO PARA ENTREGA NO SHOPPING.
COMO VOU DECLARAR QUE NÃO ENTREGUEI NADA E FICAR A MERCE DE UM CONTRATO QUE NÃO SE CUMPRIU SE EU DECLARAR QUE NÃO ENTREGUEI NADA… ESTAREI DANDO UM TIRO NO PE…
Sistema pífio, preenchi uma RRT ontem e paguei e hoje não consigo encontrar a mesma na busca da definitiva. Vocês são uma piada, além de uma perda de tempo e dinheiro para o profissional.
QUE SAUDADES DO CREA…
O sistema não busca RRT já lançada e não finalizada, além de ser lento e confuso. Muito tempo para elaborar uma RRT, é um teste de paciência.
Estou tentando retificar uma RRT, mas o sistema está extremamente lento, não busca os dados, já faz mais de uma hora que estou tentando e não consigo acessar, está muito ruim.
Preciso encaminhar a documentação até amanhã mas não consigo retificar. Como devo proceder agora???
Não estou conseguindo acessar meus RRTs!!!! Preciso imprimir algumas!!! Com urgência!!!! Ninguém atende telefone, responde e-mail…nada!!!!
SIstema sem funcionar e gente sem poder trabalhar, CAU tá na hora se agilizar, os clientes cobram..
O sistema para cadastro das RRTs é muito ruim. Cada vez fica mais complicado e ineficiente para auxiliar os Arquitetos.Precisamos de um sistema que funcione, não trave e seja mais prático e rápido para auxiliar no nosso trabalho.
Estou desde ontem tentando abrir esse sistema, não esta funcionando. Além de não ajudar, me fez perder tempo. Uma vergonha CAU!
SIstema sem funcionar e gente sem poder trabalhar, CAU tá na hora se agilizar, os clientes cobram e quem fica mal na história somos nós
3 dias para emissão de uma RRT!
Acha muito simples e fácil o modelo anterior para preencher a RRt. A mudança que fizeram ficou mais complicada, antse preenchia e salvava e poderia voltar a editar e depois finalizar. Agora não consigo ir adiante se falta algum dado.
A única melhoria que poderiam ter feito no modelo anterior seria a configuração automática do campo do cliente ao preencher a RRT. Ao preencher os dados do cliente poderia ter uma opção de salvar ao invès de ter que ir em contratante e cadastrar os clientes.
Não consegui retificar um RR, busquei informação no site e somente encontrei a versão anterior
Michel, entre em contato com nosso Atendimento para esclarecimentos sobre RRT: https://caurs.gov.br/contato/
O sistema só piora. leva um tempão para preencher uma RRT, não consigo retificar. mas na hora de pagar aí a coisa funciona. UM CAOS, espero que agilizem para os profissionais RAZÃO DA EXISTÊNCIA DO CAU. 3 folhas para uma RRT,na época do CREA com uma folha saía o boleto e a ART,
Infelizmente conseguiram fazer um Sistema ineficiente para preencher RRT, e dizer que pagamos R$97,00, para um serviço de terceira categoria. O Arquiteto que trabalha no interior e desprezado por está Diretoria do CAU. E uma vergonha o que fazem.
MAS O QUE FOI QUE FIZERAM NO PREENCHIMENTO DAS RRT’S? QUAL O OBJETIVO? TAVA INDO MUITO BEM PRA SER VERDADE MESMO…
sistema péssimo!!!
não é possível encontrar as RRT´s!
filtro não funciona!
NÃO CONSIGO CADASTRAR A RRT DIGITO MEU E-MAIL E NÃO APARECE NADA, SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO FINALIZAR A DITA.
Bom dia, João! Recomendamos que entre em contato com nosso Atendimento. Aqui todos os canais disponíveis: https://caurs.gov.br/contato/.
O sistema passou a ser mais complicado e nada intuitivo, Dificultando a vida dos profissionais.
Não consigo fazer uma RRT
Fizeram um sistema novo só pra complicar a vida da gente.
Bom dia, Ricardo! Recomendamos entrar em contato com nosso Atendimento para assuntos de RRT: e-mail rrt@caurs.gov.br ou WhatsApp (51) 99258-3377.
Conseguiram piorar o sistema que já era ruim. Não consigo cadastrar endereços que não tenham CEP associado? o que faço?
Oi, Rosane! Recomendamos entrar em contato com nosso Atendimento: rrt@caurs.gov.br ou WhatsApp (51) 99258-3377.
Sistema de RRT não carrega documentos anteriores para retificação ou visualização, até se encontra as RRT mas na hora de abrir não carrega. No Safari do Mac não parece ser compatível.
Martin, recomendamos entrar em contato com nosso atendimento de RRT pelo e-mail rrt@caurs.gov.br ou WhatsApp (51) 99258-3377.