Getting your Trinity Audio player ready...
|
O edital de incentivo a pesquisas acadêmicas lançado em 2021 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) segue entregando resultados. O projeto de pesquisa capitaneado pelas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luciana Miron (coordenadora) e Clarice Misoczky de Oliveira (coordenadora adjunta) propõe a elaboração de um método para o cálculo do déficit habitacional qualitativo dos municípios gaúchos. Recentemente, foi realizado um encontro na sede do Conselho com representantes das prefeituras de São Leopoldo, Canoas, Pelotas e Caxias do Sul para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.
“Esses municípios foram selecionados como prioritários e o objetivo do encontro foi analisar os resultados da pesquisa e desdobrar os próximos passos, em especial como trabalhar melhor a abordagem do método”, explica Clarice.
Em novembro, será realizado um seminário junto às prefeituras para apresentar o método para que mais arquitetos e urbanistas possam entender quais são as necessidades habitacionais e promover a atuação dos profissionais através da Lei de ATHIS (Lei nº 11.888/2008).
O seminário servirá para capacitar profissionais de Arquitetura e Urbanismo a trabalharem com Assistência Técnica e também as municipalidades para identificar as áreas prioritárias para implementação de ATHIS. “É uma iniciativa que aumenta o campo de atuação para uma área tão urgente e necessária que é o déficit habitacional do Brasil. Melhoria habitacional é melhoria na saúde de todos os indivíduos”, finaliza Luciana.