Editais

Pesquisa ATHIS como alternativa às necessidades habitacionais avança entre municípios gaúchos

Com o patrocínio do CAU/RS, a pesquisa tem como objetivo ampliar as oportunidades de atuação profissional calculando o déficit habitacional no estado do Rio Grande do Sul.

O edital de incentivo a pesquisas acadêmicas lançado em 2021 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) segue entregando resultados. O projeto de pesquisa capitaneado pelas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luciana Miron (coordenadora) e Clarice Misoczky de Oliveira (coordenadora adjunta) propõe a elaboração de um método para o cálculo do déficit habitacional qualitativo dos municípios gaúchos. Recentemente, foi realizado um encontro na sede do Conselho com representantes das prefeituras de São Leopoldo, Canoas, Pelotas e Caxias do Sul para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.

“Esses municípios foram selecionados como prioritários e o objetivo do encontro foi analisar os resultados da pesquisa e desdobrar os próximos passos, em especial como trabalhar melhor a abordagem do método”, explica Clarice.

Em novembro, será realizado um seminário junto às prefeituras para apresentar o método para que mais arquitetos e urbanistas possam entender quais são as necessidades habitacionais e promover a atuação dos profissionais através da Lei de ATHIS (Lei nº 11.888/2008).

O seminário servirá para capacitar profissionais de Arquitetura e Urbanismo a trabalharem com Assistência Técnica e também as municipalidades para identificar as áreas prioritárias para implementação de ATHIS. “É uma iniciativa que aumenta o campo de atuação para uma área tão urgente e necessária que é o déficit habitacional do Brasil. Melhoria habitacional é melhoria na saúde de todos os indivíduos”, finaliza Luciana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS revoga Edital de Educação Patrimonial

Ajudar a quem precisa: CAU/RS realiza doação à Casa Estudantil de Porto Alegre

Unisinos divulga resultados de pesquisa patrocinada pelo CAU/RS

Pular para o conteúdo