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Programa CAU Mais Perto completa 01 ano de atividades em outubro

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O programa de serviço itinerante CAU Mais Perto, que leva o CAU/RS ao interior do Rio Grande do Sul com o suporte de equipes especializadas, está completando seu primeiro ano de atividades em outubro. Durante o período, o programa esteve se aperfeiçoando cada vez mais para atender o Estado.

O CAU Mais Perto começou em outubro de 2016, com uma equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) alugando espaços para os atendimentos no interior do Rio Grande do Sul, para levar o atendimento do CAU/RS para a população do estado. A equipe itinerante não era grande e contava com os fiscais do CAU/RS nas viagens. Atualmente, já são duas equipes que viajam pelo Estado para levar o atendimento do Conselho a todos os municípios gaúchos, com dois furgões, carros, bicicletas elétricas, drones e fiscais próprios do CAU Mais Perto. A próxima etapa do programa é trazer novos reforços para uma atuação ainda mais completa.

Foto: CAU/RS

Como funciona?

O atendimento itinerante é realizado em um furgão acessível e equipado com toda a infraestrutura necessária para um bom atendimento, assim como ocorre na sede do CAU/RS. O furgão também conta com estrutura física voltada para o uso da energia sustentável.

O escritório móvel oferece a coleta biométrica, esclarecimento de dúvidas quanto ao preenchimento de RRT, anuidades, carteira profissional ou qualquer assunto pertinente ao Conselho. O atendimento é dedicado aos profissionais e às empresas, mas também à sociedade. As ações estão vinculadas ao exercício profissional, ensino e formação, ética e disciplina e fiscalização.

Os profissionais também podem fazer uso da estrutura para inscrição em eventos do CAU/RS e oficinas de empreendedorismo do Sebrae, além de ter acesso aos livros publicados pelo Conselho e, em diversas ocasiões, ter acesso aos materiais do Memorial do CAU/RS.

Foto: CAU/RS

Resultados positivos

De acordo com os dados coletados pela equipe do CAU Mais Perto, a receptividade do público tem sido boa. A pesquisa de satisfação mostra que 69,3% das pessoas que avaliaram os serviços prestados pelo programa deram nota 5 (máxima) e 19% nota 4. Além disso, 88,6% das pessoas demonstraram que o projeto atende as suas necessidades.

Quem você irá encontrar na estrada?

Os arquitetos e urbanistas das cidades do interior sentem-se acolhidos com a presença do CAU/RS em sua cidade. Para Sérgio Bastos, supervisor de Atendimento e Fiscalização, a aproximação com os profissionais e recém-formados é importante para entender a realidade e trazer isso para as discussões do Conselho. “Estamos, assim contribuindo ativamente para a valorização da profissão através da orientação”, comenta Sérgio.

Luciane Capitão, também supervisora de Atendimento e Fiscalização, salienta que o CAU Mais Perto é importante pois, de alguma forma, ajuda a garantir um mercado que é dos arquitetos e urbanistas. “O fato de fiscalizar ações com o intuito de acabar com o trabalho ilícito da profissão acaba gerando valorização profissional e, por consequência, gera mais trabalho para o arquiteto e urbanista”, comenta Luciane.

Além disso, o programa itinerante mantém o relacionamento do Conselho com as prefeituras dos municípios visitados, orientando sobre a necessidade de ter arquitetos e urbanistas em seu quadro funcional e também solucionando as dúvidas dos profissionais dos órgãos públicos.

Foto: CAU/RS

CAU Mais Perto em números

  • 492 Atendimentos
  • 406 Obras fiscalizadas
  • 71 cidades visitadas
  • 67 Empresas orientadas
  • 25 Condomínios
  • 22 Prefeituras
  • 15 Feiras/Eventos fiscalizados
  • 10 Shoppings

Aproximadamente 20.000 km rodados (Obs.: Uma volta completa na Terra tem pouco mais de 40 mil quilômetros)

*Dados de outubro de 2016 a setembro de 2017

Mapa do CAU Mais Perto

Veja abaixo o mapa com as cidades visitadas e as ações feitas nelas pelo CAU Mais Perto:

5 respostas

  1. O escritório móvel oferece a coleta biométrica, esclarecimento de dúvidas quanto ao preenchimento de RRT, anuidades, carteira profissional ou qualquer assunto pertinente ao Conselho. O atendimento é dedicado aos profissionais e às empresas, mas também à sociedade. As ações estão vinculadas ao exercício profissional, ensino e formação, ética e disciplina e fiscalização.

  2. O atendimento é dedicado aos profissionais e às empresas, mas também à sociedade. As ações estão vinculadas ao exercício profissional, ensino e formação, ética e disciplina e fiscalização.

  3. O fato de fiscalizar ações com o intuito de acabar com o trabalho ilícito da profissão acaba gerando valorização profissional e, por consequência, gera mais trabalho para o arquiteto e urbanista

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