Getting your Trinity Audio player ready...
|
O processo de requalificação do Assentamento 20 de Novembro, localizado na região central de Porto Alegre, foi tema de reportagem na FM Cultura, emissora pública de rádio do Rio Grande do Sul. O projeto “Morar Sustentável”, proposto pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), foi um dos selecionados no edital de financiamento de programas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).
O escritório AH! Arquitetura Humana é o responsável pelo projeto, que prevê tornar o edifício do bairro Floresta em lar digno para 40 famílias de baixa renda. Atualmente, 17 famílias moram no local.
Segundo o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, repovoar os centros urbanos com habitação é um conceito do urbanismo contemporâneo que também movimenta a economia local. “É um movimento global que chega agora com força ao Brasil. Grandes áreas das cidades, e Porto Alegre sofreu com esse problema, foram abandonadas pela moradia. Esse projeto visa não apenas repovoar o centro, mas repovoar o centro com habitação social”, destacou.
Desde 2017, o CAU destina 2% de seu orçamento anual para financiar iniciativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Em vários estados já estão sendo desenvolvidos projetos para melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda com recursos disponibilizados pelo Conselho. Iniciativas como esta podem servir de exemplo e evitar tragédias como a que ocorreu em São Paulo dia 1º de maio. O edifício Wilton Paes de Almeida, de 26 andares, era habitação popular para dezenas de famílias e desabou após um incêndio iniciado no 5º andar.
Confira a reportagem de Eduardo Dable Osorio na íntegra: