ATHIS

Em Lajeado, famílias recebem projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

Getting your Trinity Audio player ready...

Ao todo, nove famílias receberam as propostas de melhorias sanitárias para suas residências. 

Arquiteta Josiane Scotton em visita a uma das residências | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

Novas etapas do projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), foram concretizadas em Lajeado. No município, a iniciativa é realizada pela Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e também com apoio da Prefeitura Municipal, por meio de diversas Secretarias, e de empresas parceiras.

Nove famílias de baixa renda foram selecionadas para receberem melhorias sanitárias em suas residências. Os projetos foram desenvolvidos pela equipe de arquitetas e urbanistas Cláudia Kuhn, Sarita Tiecher e Josiane Scotton, contratadas pela Seavat a partir do edital de credenciamento lançado em 2020 pelo CAU/RS. 

Arquiteta e urbanista Sarita Tiecher e bolsista da Univates, Bruno Frohlich, em visita a uma das residências. | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

As profissionais apresentaram as propostas de reforma e melhorias sanitárias às nove famílias, durante visitas acompanhadas por representantes da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) e pelo bolsista do projeto de extensão Habitar Bem da Univates, Bruno Frohlich. Na Univates, além do projeto de extensão, a iniciativa tem envolvimento do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau).

“A apresentação dos projetos de Arquitetura às famílias marca uma importante etapa na execução do NCSB em Lajeado. Demonstra a capacidade de articulação local, com o envolvimento da entidade profissional, Prefeitura Municipal, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada. Idealizado pelo CAU/RS, o Nenhuma Casa sem Banheiro é mais uma iniciativa que tem como objetivo principal contribuir, a partir da Arquitetura, no enfrentamento da grave crise sanitária que o país vive com a pandemia da COVID-19. Saliento que o projeto NCSB está articulado com o Programa ATHIS Casa Saudável, outra iniciativa do Conselho que visa difundir a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e apresenta aos gestores públicos, em especial aos prefeitos do Rio Grande do Sul, a importância de aliarmos ações de melhorias habitacionais às iniciativas de saúde pública”, declara o Chefe de Gabinete e coordenador Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

Para a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do projeto de extensão, o envolvimento da Univates como apoiadora desta ação permite um grande impacto sobre a aprendizagem dos estudantes e docentes envolvidos. “O projeto abriu portas para pensarmos a Assistência Técnica Gratuita no Município, e a extensão universitária tem tido um papel fundamental ao promover as relações com a comunidade e inserir o estudante na realidade da cidade, interagindo com setores públicos e com profissionais da área, compreendendo a situação das famílias em vulnerabilidade e meios possíveis de promover as melhorias na qualidade de vida das pessoas”, revela a docente. 

Para a arquiteta e urbanista Caroline Lengler, representante da Seavat, o momento da apresentação do projeto às famílias é um marco. “Com os projetos apresentados, temos o início da concretização de todo o esforço para implantar o projeto em Lajeado. É uma satisfação imensa ver no rosto destas pessoas a felicidade por estarem ganhando condições mais dignas de moradia.”

Arquiteta e urbanista Sarita Tiecher e bolsista da Univates, Bruno Frohlich, em visita a uma das residências. | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

Próximas etapas

Segundo a arquiteta e urbanista Josiane Scoton, “ficaram claras a satisfação e a felicidade dos moradores ao perceberem a mudança do seu espaço de morar, onde algumas pequenas intervenções farão toda a diferença para a salubridade e estética dessas residências. Todos os projetos apresentados tiveram retornos positivos e os moradores aguardam ansiosos pela próxima etapa, de execução dos projetos”. 

A próxima etapa do Nenhuma Casa Sem Banheiro envolverá a execução dos projetos. O projeto de extensão da Univates está envolvido junto com a Seavat na captação de doações e recursos para a fase seguinte. Empresas estão sendo convidadas a doar materiais, mobiliário e equipamentos para os banheiros. Os interessados podem contatar por meio do e-mail habitarbem@univates.br ou do telefone celular (51) 99605-4107 (prof.ª Jamile). 

Uma das residências contempladas | Foto: Acervo projeto de Extensão Habitar Bem Univates

Saiba mais

Um investimento de mais de R$ 500 mil pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e que deve beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa rendaO projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro” foi lançado em junho e tem por objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato online. A iniciativa também foi destaque em matéria da coluna “Pensar a Cidade”, do Jornal do Comércio, no portal G1 RS, no site da ONU-Habitat, entre outros veículos e entidades.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Nenhuma Casa Sem Banheiro: eBook Revela a História da ATHIS

Projeto Nenhuma Casa sem Banheiro inspira ações de ATHIS na Bahia

CAU/RS e CAU/BR lançam Projeto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP)

Pular para o conteúdo