Getting your Trinity Audio player ready...
|
Projeto especial do CAU/RS conta com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.
O projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), conta desde o princípio com o importante apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat Brasil.
Neste mês de julho, o programa lançou seu relatório anual, referente às ações de 2020, ano em que foi criado o Nenhuma Casa sem Banheiro. Entre as inúmeras iniciativas que contribuem para moradias mais dignas e cidades mais sustentáveis e acessíveis para todas e todos, está o projeto especial do CAU/RS.
O trecho destaca o “apoio ao programa de provisão e melhoria de instalações sanitárias para populações vulnerabilizadas no Rio Grande do Sul, idealizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado (CAU/RS), em abril. Com o objetivo de construir 11 mil banheiros em residências de famílias de baixa renda, o projeto Nenhuma casa sem banheiro é um desdobramento da iniciativa Casa Saudável, em que o CAU/RS busca parceria com municípios para implementar o programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social
(ATHIS), permitindo que a população de baixa renda tenha acesso ao trabalho de profissionais da arquitetura para construção ou reforma de suas residência”.
Saiba mais
Apoiado na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei nº 11.888/2008), o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 lançadas pelo CAU/RS em 2020. O objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda; a expectativa é beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas.
O projeto conta com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, da Secretaria de Planejamento e Gestão e de Apoio aos Municípios; da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de contar com o apoio de outras instituições, como o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas, para citar algumas. Em Lajeado, onde o projeto começou de forma emergencial, algumas famílias já receberam os projetos elaborados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
Uma resposta
Parabéns ao CAU – RS !! Esforços e responsabilidade social reconhecidos.