Institucional

Saúde mental em pauta 

Com a parceria da consultoria Trabalho no Divã, CAU/RS tem realizado ações sobre ambientes profissionais melhores e saudáveis para todos.
Getting your Trinity Audio player ready...

 

A parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a consultoria Trabalho no Divã avança! Na última sexta-feira, após a 155ª Reunião Plenária Ordinária, conselheiros e funcionários do CAU/RS participaram de uma palestra sobre saúde mental no trabalho.

O psicólogo Vitor Barros falou sobre os conflitos geracionais, a importância em falar sobre sentimentos e o trabalho desumanizado pelos próprios humanos. “Precisamos resgatar nossa capacidade de comunicação com aquilo que nos difere”, disse, lembrando os benefícios da troca entre culturas, vivências, profissões e gerações. Em sua primeira visita, Vitor abordou situações que configuram como assédio, moral ou sexual, no ambiente de trabalho.

O psicólogo enfatizou a necessidade de se “levantar uma bandeira branca” no espaço profissional, no sentido de criar espaços humanizados e seguros para todos. “Precisamos enxergar os colegas além do crachá”, recomendou. Antes de concluir, Vitor apontou algumas formas de estar presente na hora da comunicação entre colegas e equipes. Confira:

  • Evite comunicar no impulso;
  • Indiretas são uma forma de comunicação violenta;
  • Saiba ouvir;
  • Prepare-se para comunicar.

 

“As ações em parceria com a Trabalho no Divã mostram o cuidado da atual gestão em garantir um ambiente de trabalho saudável para todos e todas. Queremos que o CAU/RS seja referência neste âmbito, assim como já é em tantos outros”, afirmou a presidenta do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquitetura e Urbanismo para transformar as cidades

Presidente do CAU/RS recebe homenagem de Sant’Ana do Livramento

CAU e ABNT firmam parceria para auxiliar profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo