Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) assinou nesta quinta-feira (18/04) o Termo de Fomento nº 04/2019, que designa patrocínio para 11 projetos promovidos por entidades de reúnem profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
A presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande o Sul (SAERGS), arquiteta e urbanista Maria Teresa Peres de Souza, destaca a importância desta parceria entre o Conselho e as entidades: “Assim as entidades podem buscar os arquitetos e estarem em momentos de debate, desenvolvendo assuntos de interesse da arquitetura. Precisamos buscar os novos profissionais a fazê-los entender o papel de cada entidade, o que cada um faz”.
Quatro projetos propostos pelo SAERGS foram patrocinados com o Termo de Fomento: Prêmio Arquiteto e Urbanista de 2019, premiação que já é tradicional do Sindicato e ocorre desde 1996; a terceira edição do Seminário Olhares Sobre a Cidade, que debate questões urbanas com a participação de palestrantes convidados; o SAERGS na Estrada, que neste ano será disponibilizado via web para alcançar um público ainda maior; e um seminário nacional com o tema bioconstrução e permacultura, que vai discutir a sustentabilidade das construções e a importância disto para o planeta.
A Associação de Arquitetos de Interiores do Rio Grande do Sul (AAI Brasil/RS) teve dois projetos contemplados pela ação. O primeiro é a AAI Digital, revista online que já foi objeto de patrocínio em 2018 e anos anteriores. Nesta edição, o foco da publicação será dar visibilidade para o trabalho de profissionais gaúchos. O projeto Vivência AAI, que também recebeu o incentivo do Conselho, propõe uma série de eventos relacionados a arquitetura acessível, sustentável, diversa e econômica. A presidente da AAI, arquiteta e urbanista Flávia Bastiani, evidencia a relevância do patrocínio: “Não só em sentido de viabilidade financeira, mas esta ação do CAU/RS é muito importante também para a divulgação e possibilidade de ampliar essas atividades para todos os profissionais do estado”.
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebeu financiamento para o Prêmio IAB RS, que ocorre a mais de 20 anos, premiando trabalhos de graduação. Graças ao apoio do CAU/RS, a entidade conseguiu dar continuidade para a segunda fase da premiação, em que um júri escolhe os melhores trabalhos de graduação de dois semestres consecutivos de um mesmo ano. O CAU/RS também irá ajudar no financiamento do acervo do IAB RS.
O presidente do instituto, arquiteto e urbanista Rafael Passos, comenta sobre a ação: “A entidade comemorou 70 anos e a gente gostaria de fazer esta organização de um acervo que seja acessível ao público, contendo documentos digitalizados do IAB desde a sua fundação”. O acervo também será apoiado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que cederá dois alunos bolsistas para auxiliar no projeto.
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) teve três projetos aprovados pelo Termo de Fomento. “Os projetos aprovados no CAU são muito importantes para nós e formam os pilares do conteúdo que é entregue pela AsBEA aos seus sócios e contribuintes”, relata o arquiteto e urbanista Vicente Brandão, presidente da AsBEA-RS. O primeiro projeto é referente ao Segundas BIM, evento já tradicional da entidade em que arquitetos se reúnem para debater as novidades sobre a tecnologia BIM. O segundo projeto é relativo a encontros para debater Normas de Desempenho. O último projeto será um seminário sobre o tema sustentabilidade e inovação.
Confira a seguir algumas da cerimônia de assinatura do Termo de Fomento: