Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dando continuidade à série Arquitetura Gaúcha Contemporânea, nesta semana destacamos o projeto Bortolini Móveis. O trabalho foi escolhido em função do Dia Mundial da Arquitetura, dia 3 de outubro. O tema deste ano, Projete um Mundo Melhor, foi anunciado no dia 30 de junho pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). O objetivo é melhorar a qualidade de vida das sociedades e combater mudanças climáticas através de projetos.
Bortolini Móveis (Garibaldi/RS)
Arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Mayresse | 4D Arquitetura
A Bortolini Móveis investiu na ampliação da sua capacidade produtiva com a construção de uma nova fábrica na cidade de Garibaldi (RS). O projeto da edificação, segundo o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo, apresentou uma proposta um pouco diferente do que os proprietários estavam buscando naquele momento. “Trouxemos a questão da arquitetura contemporânea como uma marca realmente forte da empresa e eles acabaram comprando a ideia. Valorizamos a questão da iluminação, ventilação natural e a utilização do concreto aparente em contato com a madeira em linhas bem retas”, disse.
O arquiteto e urbanista conta que, na época, as questões de sustentabilidade ainda não estavam tão em alta quando hoje em dia. “Pensamos na fábrica com várias questões importantes como telhado verde, iluminação zenital, tanto na parte administrativa quanto na parte de próprio pavilhão, aproveitamento da água da chuva para reutilização e iluminação externa com placas fotovoltaicas”, destacou Carlos Eduardo. Confira as imagens:
2 respostas
Parabéns, um ótimo trabalho!
Arquitetura do desenvovimento sustentável. Parabéns!