Sem categoria

Arquitetura Gaúcha Contemporânea – Bortolini Móveis

Dando continuidade à série Arquitetura Gaúcha Contemporânea, nesta semana destacamos o projeto Bortolini Móveis. O trabalho foi escolhido em função do Dia Mundial da Arquitetura, dia 3 de outubro. O tema deste ano, Projete um Mundo Melhor, foi anunciado no dia 30 de junho pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). O objetivo é melhorar a qualidade de vida das sociedades e combater mudanças climáticas através de projetos.

Bortolini Móveis (Garibaldi/RS)

Arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Mayresse | 4D Arquitetura

A Bortolini Móveis investiu na ampliação da sua capacidade produtiva com a construção de uma nova fábrica na cidade de Garibaldi (RS). O projeto da edificação, segundo o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo, apresentou uma proposta um pouco diferente do que os proprietários estavam buscando naquele momento. “Trouxemos a questão da arquitetura contemporânea como uma marca realmente forte da empresa e eles acabaram comprando a ideia. Valorizamos a questão da iluminação, ventilação natural e a utilização do concreto aparente em contato com a madeira em linhas bem retas”, disse.

O arquiteto e urbanista conta que, na época, as questões de sustentabilidade ainda não estavam tão em alta quando hoje em dia. “Pensamos na fábrica com várias questões importantes como telhado verde, iluminação zenital, tanto na parte administrativa quanto na parte de próprio pavilhão, aproveitamento da água da chuva para reutilização e iluminação externa com placas fotovoltaicas”, destacou Carlos Eduardo. Confira as imagens:

Leia mais

Série do CAU/RS destaca Arquitetura Gaúcha Contemporânea

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo