Na Mídia

ATHIS é tema de caderno especial do Jornal do Comércio

Reportagem reforça o papel dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo como agentes de prevenção à saúde da casa e das famílias.

Na última semana, o Jornal do Comércio publicou uma reportagem destacando o trabalhado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) no âmbito da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Na matéria, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, explica a importância de ações como o programa Casa Saudável. “A ATHIS é uma pauta permanente do CAU/RS e foi assim que nasceu o programa ATHIS Casa Saudável, cujo objetivo é contribuir para a implementação da lei nos municípios gaúchos, por meio da ação conjunta entre arquitetos e urbanistas e profissionais da saúde”. Ele destaca que a moradia, a exemplo da saúde, justiça e segurança, é um direito fundamental garantido pela Constituição. No entanto, enquanto os demais setores contam com serviços públicos de atendimento, a moradia não possui um serviço público de forma a proporcionar o acesso da população a esse direito. “A saúde tem o SUS, a justiça a defensoria pública, a educação a escola pública”, lembra o arquiteto e urbanista.

Outra ação destacada no jornal foi o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, que faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 lançadas pelo CAU/RS em 2020. O objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda; a expectativa é beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas. 

 

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

 

 

A ATHIS será tema de evento promovido pelo CAU/RS nesta quinta-feira (28/10), para marcar também a inauguração do Escritório Regional do Conselho em Caxias do Sul.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

ATHIS: Iniciativas do CAU/RS são referência para Fiocruz

CAU/RS prepara ação para tentar evitar demolição de prédio da Smov

Pular para o conteúdo