Biblioteca Digital

CAU/RS lança Tese sobre Planos Diretores

Documento busca orientar a atuação de representantes institucionais do Conselho, além de oferecer subsídios técnicos e legais às prefeituras do Rio Grande do Sul.

 

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, e tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e das propriedades urbanas, bem como garantir o bem-estar de sua população, conforme dispõe o art. 182 da Constituição Federal. O trecho consta na tese “Os pilares da legalidade dos planos diretores”, um documento elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA). 

“A tese consolida e reafirma o posicionamento do CAU/RS sobre planos diretores, visando estabelecer uma referência para a atuação do Conselho e de seus representantes institucionais. Também uma referência importante para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo atuantes nos processos de elaboração, revisão ou alteração de Planos Diretores nos municípios do Rio Grande do Sul; bem como para as prefeituras e órgãos públicos responsáveis pela condução e monitoramento destes processos, explica o coordenador da CPUA, Pedro Araújo.

“Nossa formação acadêmica, aliada à legislação que define nossas atribuições, determina que os processos de elaboração e revisão de Planos Diretores municipais sejam feitos em bases técnicas sólidas, e com um responsável arquiteto e urbanista na liderança das equipes técnicas multidisciplinares. A legislação também garante a ampla participação da comunidade. As ações do CAU visam garantir exatamente o que a lei prevê e o trabalho de qualidade que podemos oferecer para a sociedade, destaca o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

CLIQUE E BAIXE A PUBLICAÇÃO

 

A publicação terá seu lançamento oficial durante a plenária temática sobre Planos Diretores, que acontece em Passo Fundo como encerramento do Rumos da Arquitetura e Urbanismo – Região Norte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Grandes encontros marcam sessão de autógrafos das publicações CAU/RS na 68ª Feira do Livro

Livro “Paisagem Cultural Vitícola” aborda o assunto a partir da perspectiva do patrimônio cultural

Livro “O urbanismo dos arquitetos: genealogia de uma experiência de ensino” ressalta tema pouco frequente na pesquisa científica

Pular para o conteúdo