Eventos

Centro Histórico e turismo em pauta no quarto dia da Trienal de Arquitetura

Arquitetura hospitalar também foi um dos destaques do último dia de evento.

Espaços onde já existe vida não precisam ser revitalizados. Durante a sessão temática Confia no Centro Adelino Bilhalva, proprietário do Justo, bar localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, e Leonardo Brawl, do TranslabUrb, falaram sobre a história, as transformações e os riscos enfrentados por moradores da região central de Porto Alegre.

Porta de entrada para quem chega do litoral ou do interior, casa de inúmeros trabalhadores, referência em comércio, arquitetura e história. O Centro Histórico desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, insegurança. Mas por quê? Adelino e Leonardo foram atrás de algumas das respostas, lembrando sobre a importância em torno do debate do planejamento urbano e da revisão de planos diretores. Leonardo apontou a necessidade de estar atento às dinâmicas que acontecem em outros grandes centros urbanos, como São Paulo. “Temos que construir lugares pra todos e todas, e não viver pautado no consumo.”

Turismo e Arquitetura Hospitalar

Antes da grande noite de premiações, o turno da tarde no Multipalco foi reservado às duas últimas sessões temáticas do evento. A primeira foi Turismo e Arquitetura, com Cecília Esteve e mediação de Fábio Müller, ambos conselheiros do CAU/RS. Ciça, como prefere ser chamada, resgatou a história das primeiras viagens feita pelas aristocracias europeias, passando pelos primeiros guias impressos na Alemanha do século XIX, chegando aos registros escritos de Le Corbusier. “Arquitetos e urbanistas, quando viajam, podem ter aquele momento para as redes sociais, mas temos que lembrar que estamos ali pra ter repertório para os nossos projetos, para a nossa atuação profissional”, afirmou Ciça. “É importante continuarmos estabelecendo referências, ver a viagem como estudo de escala urbanística, soluções espaciais, fatores que contribuirão para o fazer arquitetônico da contemporaneidade”, acrescentou Fábio.

O tripé das organizações hospitalares é feito por pessoas, tecnologias e processos, o que implica em constante aperfeiçoamento. Na sessão temática sobre Arquitetura Hospitalar, foi destacada a relevância do arquiteto junto ao grupo gerencial dessas instituições para prestar suporte técnico, com foco no planejamento e em estratégias voltadas para o futuro. Hospitais estão sempre em expansão e demandam uma equipe de Gestão de Infraestrutura e um Plano Diretor Hospitalar. Participaram do bate-papo os arquitetos e urbanistas Jonas Badermann e Gustavo Seferin e o engenheiro Carlos Marczyk. A mediação foi do Conselheiro Federal Ednezer Flores e da conselheira Deise Flores. “O arquiteto deve ser também um advogado e defender o interesse de todas as categorias que geralmente não tem participação nos projetos: pacientes, visitantes, equipes de apoio, voluntários e fornecedores”, destacou Jonas. Um hospital que não está em obras, é um hospital falido, finalizou.

O Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo ATHIS Unidade Sanitária, promovido pelo CAU/RS e organizado pelo IAB RS, premiou cinco anteprojetos de protótipos de unidade sanitária. O que está em implementação em Eldorado do Sul foi apresentado pela equipe do GSR Arquitetos (Fabiano José Arcardio Sobreira e Paulo Victor Borges Ribeiro), um dos escritórios vencedores. A parceria conta ainda com o apoio da Corsan e da ONG Mulher em Construção. A sessão temática teve a presença de Bia Kern, fundadora da ONG, que destacou a importância da inserção das mulheres na construção civil para que o mercado tenha uma mão de obra cada vez mais capacitada a atuar em suas próprias comunidades. Também participaram Nathalia Danezi, do IAB RS, Sandra Becker, Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS, e Paulo Henrique Soares, Chefe de Gabinete do CAU/RS. A mediação foi da conselheira Débora Francele.

O último dia da Trienal contou ainda com duas edições da Caminhada do Patrimônio e apresentação da Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos. Confira alguns registros!

Fotos: Studio Feijão & Lentilha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo