Entidades

Claudia Pires é Arquiteta e Urbanista do Ano da FNA

A profissional foi indicada em função da sua desenvoltura profissional e da defesa de uma arquitetura para todos.

No ano em que completa 30 anos de carreira, Claudia Pires receberá o 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. Natural de Nova Lima (MG), a profissional foi indicada em função da sua desenvoltura profissional e da defesa de uma arquitetura para todos.

“O que eu mais amo na vida é exercer minha profissão. Receber essa premiação significa que a Arquitetura e Urbanismo no país está mudando de rumo. Significa que, nos próximos anos, os profissionais vão começar a olhar mais para a cara do Brasil. É isso que meu trabalho significa”, disse ainda emocionada pelo anúncio feito na noite desta quarta-feira (26/10) pela presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia.

A decisão foi tomada em reunião virtual do Conselho Consultivo da FNA, com a presença dos ex-presidentes e da presidente da FNA. A premiação será entregue no dia 26 de novembro durante o 46º ENSA, em Brasília (DF).

“Claudia é uma grande companheira das lutas pela habitação de qualidade, incentivadora da implantação da ATHIS e articuladora nacional de arquitetos e movimentos sociais. Prêmio merecido, parabéns!”, afirma o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Saiba mais

Cláudia Teresa Pereira Pires viveu a infância e início da vida adulta em Minas Gerais, mas mudou-se para o Rio de Janeiro, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992), tem especialização, mestrado e, atualmente, é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi professora titular da área em diversas universidades, e, além da docência, foi com seu trabalho em projetos voltados à difusão de lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que tornou-se destaque no prêmio nacional concedido pela FNA.

A profissional também se dedicou à luta pela categoria, impulsionando as pautas afirmativas que acredita serem importantes para o exercício pelo do direito à cidade. Foi conselheira no Conselho de Política Urbana de Belo Horizonte, no Conselho de Cidades, no de Meio Ambiente e no de Patrimônio de Nova Lima, que ajudou a fundar.

Claudia também coordenou a Comissão de Política urbana do IAB. Atualmente atua na empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde é responsável técnica e presta assessoria técnica ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) de Minas Gerais. Foi Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na primeira gestão (2012-2014).

 

Fonte: FNA

 

MAIS SOBRE: FNA ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023-2025

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado

Pular para o conteúdo