Eventos

Com sucesso de público, Seminário de Ensino debateu as fronteiras da formação profissional de arquitetos e urbanistas

Ivan Mizoguchi na palestra “O Ensino Passado a Limpo”. Foto: CAU/RS

O Seminário de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul promoveu uma imersão em três assuntos de relevância para o ensino profissional: Diretrizes Curriculares, Extensão e Ensino à Distância (EaD). Realizado na última quinta-feira (19/07) na Fundação Iberê Camargo em Porto Porto Alegre, o evento reuniu profissionais, estudantes, palestrantes convidados e coordenadores de curso de Arquitetura e Urbanismo do estado.

O Seminário foi promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), com organização da Comissão de Ensino e Formação – formada pelos conselheiros Claudio Fischer, José Arthur Fell, Paulo Ricardo Bregatto e Rodrigo Spinelli – e apoio da Assessoria Técnica e das Gerências de Comunicação e Planejamento. A atividade vai ao encontro dos objetivos da Plataforma de Gestão do CAU/RS para o Ensino e Formação e prevê o aprofundamento das relações entre instituições, professores e estudantes pela qualificação do ensino superior.

DEBATES E REFLEXÕES

A manhã foi destinada a ouvir dois arquitetos e urbanistas e também professores. O panorama de ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil foi apresentado por Andrea Lúcia Vilella Arruda, Coordenadora da Comissão de Ensino do CAU/BR e professora da Faculdade Santo Agostinho (MG). Em seguida, Ivan Mizoguchi, professor aposentado da UFRGS, membro fundador e primeiro diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, comentou sobre a história do ensino de Arquitetura e Urbanismo no estado e o crescimento da oferta de cursos de graduação na área na última década. “Quando me formei, conhecia todos os arquitetos do Rio Grande do Sul. Hoje, tá um pouco difícil”, brincou.

À tarde ocorreram as mesas-redondas sobre Diretrizes Curriculares, Extensão e EaD. Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS, abriu os debates comentando sobre a importância da realização de eventos sobre Ensino e Formação e como isso repercute no trabalho de fiscalização profissional do próprio Conselho.

A mesa “O ensino de arquitetura e urbanismo e o EaD” contou com a participação de Márcio D’Ávila (PUCRS) e Ana Paola Brugalli e mediação do conselheiro José Arthur Fell. A mesa “Atribuições profissionais e Diretrizes Curriculares” propôs uma conversa entre João Rovati (UFRGS) e Luciana Marson (Escola Livre de Arquitetura) mediada pelo conselheiro Paulo Ricardo Bregatto. “O papel da extensão na formação acadêmica” teve Maria Camila D’Ottaviano (USP) e Merlin Diemer (Univates) trazendo relatos de experiências com a mediação do conselheiro Rodrigo Spinelli.

O encerramento do Seminário foi por conta de Valter Caldana, da Mackenzie (SP), que, entre outros temas, debateu sobre a formação de urbanista que recebem os arquitetos e questionou se o ensino está mesmo preparando para o pleno exercício de todas as competências profissionais. O Seminário foi transmitido em tempo real no Facebook e os vídeos estão disponíveis na página do CAU/RS.

FÓRUM DE COORDENADORES

Na sexta-feira (20/07), ocorreu o Fórum de Coordenadores na sede do CAU/RS, em Porto Alegre, com a presença de 22 representantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado. O encontro promoveu uma dinâmica entre os participantes, proposta pelo Gerente de Planejamento Gelson Benatti, para a coleta de ideias e sugestões para futuras ações do CAU/RS na área do Ensino e Formação.

Divididos em grupos, os coordenadores debateram sobre Diretrizes Curriculares, Extensão e EaD, avaliaram as ideias e detalharam as mais bem avaliadas, especificando as etapas necessárias, as partes envolvidas, os resultados esperados e os pontos mais críticos para a implementação de cada uma das três ideias. Após, avaliaram o trabalho realizado ao longo do dia e definiram as próximas etapas, para a continuidade da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo