Eleições CAU

Eleições do CAU: resultados preliminares

Mais de 100 mil profissionais votaram em todo o país. No Rio Grande do Sul, a chapa 2 obteve a maioria dos votos.

A Comissão Eleitoral Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CEN-CAU/BR) acaba de divulgar os resultados preliminares das Eleições 2020 do CAU.

No total, 109 mil profissionais de Arquitetura e Urbanismo em todo o país votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

No Rio Grande do Sul, 8.800 arquitetos e urbanistas registraram seu voto. Como resultado preliminar, a Chapa 2 obteve a maioria dos votos, seguida pelas Chapas 3 e 1. Confira o percentual dos votos por chapa:

 

Chapa 1: 13,09% –  não elegeu conselheiros 

Chapa 2: 64,53% – 18 conselheiros eleitos

Chapa 3: 22,38% – 05 conselheiros eleitos

 

Nos Estados, a divisão dos assentos de conselheiros segue a regra proporcional: cada chapa ocupa o número de vagas correspondente ao percentual de votos obtidos nas Eleições. No CAU/BR, assumem os candidatos da chapa mais votada em cada estado, no Distrito Federal e entre as Instituições de Ensino Superior (IES).

No Rio Grande do Sul, dos 23 conselheiros titulares que irão integrar o novo mandato, 18 serão representantes da chapa 2 e cinco serão representantes da chapa 3. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/RS para o mandato referente ao triênio 2021-2023, divulgados pela CEN-CAU/BR, podem ser consultados aqui.

O resultado final das Eleições 2020 será divulgado dia 7 de dezembro. Os candidatos eleitos assumirão a posse do novo mandato dia 15 de dezembro. Clique aqui e consulte as próximas datas do calendário eleitoral.

 

Apuração

O processo de apuração começou às 0h00 de hoje (16/10), logo após o fechamento da votação às 23h59 de ontem (horário de Brasília). Ainda na madrugada desta sexta, o sistema eleitoral foi auditado pela empresa The Perfect Link, em um processo que envolve backup e download do banco de dados, verificação dos elementos criptográficos que garantem que não houve modificação nas informações armazenadas no sistema eleitoral, decriptografia e contagem dos votos para garantir o sigilo e a integridade do resultado do pleito, e geração do relatório contendo a contagem dos votos. A empresa, contratada via licitação, realizou também a auditoria da plataforma previamente e em tempo real durante toda votação.

Concluído seu trabalho, a auditoria encaminhará à CEN o relatório contendo o quantitativo de votos registrados no sistema com dados totais e percentuais por UF/chapa, seguindo-se a elaboração pela Comissão do cálculo e da lista dos eleitos.

O sistema eleitoral na votação é uma plataforma independente dos sistemas do CAU, pertencendo à empresa Scytl Soluções de Segurança e Voto Eletrônico Ltda., também contratada pelo CAU/BR via licitação.

 

Não votei, e agora?

O arquiteto e urbanista eleitor que não votou no dia 15 deverá justificar a falta pelo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) a partir de 1º de novembro até 31 de dezembro de 2020. Acesse e siga as instruções. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento. Caso a justificativa não seja realizada no prazo fixado, o profissional eleitor passa a ser devedor de multa equivalente a 5% do valor da anuidade prevista no art. 42 da Lei n° 12.378, de 2010.

 

7 respostas

  1. Fiz minha votação conforme “obrigatoriedade”. Que fique CLARO. Esta obrigatoriedade é recíproca! Vocês terão a obrigatoriedade de desenvolver uma gestão eficiente.
    Conselho de classe não é sindicato. Observem isto, caso tenham a pretensão de alinhar pautas irrelevantes para evolução da profissão.

    1. Oi, Taís! A funcionalidade de justificativa estará disponível a partir de 1º de novembro no SICCAU.

  2. Obrigado por publicarem o comentário. Ambiente bastante “pródigo” à opiniões. Só que não.
    Aliás, sugiro eliminar este espaço, pois perde sua utilidade conforme a conveniência do administrador.
    A responsabilidade de gerenciar um conselho de classe deve ser explícita.
    Se eu estiver equivocado argumente, por gentileza.
    Att.

    1. Bom dia, Fernando. Seu comentário foi aprovado. Este é um espaço aberto a manifestações!

      O Atendimento aos profissionais é feito pelos canais disponíveis aqui: https://caurs.gov.br/contato/. Também é possível entrar em contato com a Ouvidoria do CAU/BR, que possui essa função de comunicação direta entre Conselho, profissionais e população: https://www.caubr.gov.br/ouvidoria/.

    1. Oi, Laís! A funcionalidade de justificativa estará disponível a partir de 1º de novembro no SICCAU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Saiba como e até quando justificar seu voto

Confira a composição do Plenário do CAU/RS para a gestão 2024-2026

Carta Aberta do CAU/RS à Comissão Eleitoral Nacional

Pular para o conteúdo