Oportunidade

EPTC promove curso gratuito de elaboração de parklets em Porto Alegre

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Na próxima segunda-feira (15/04), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM) realiza o Curso de Elaboração de Parklets. O evento será realizado com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e tem como objetivo qualificar os profissionais da área de arquitetura, urbanismo e engenharia sobre este equipamento.

Para o curso, serão oferecidas 40 vagas. Ele ocorre das 9h às 12h no Auditório da EPTC (Rua João Neves da Fontoura, 07), no bairro Azenha, em Porto Alegre. O público-alvo do evento são técnicos e estudantes da área, empresários e demais profissionais interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sympla.

Os ministrantes do curso serão Vanessa Gross Schein, arquiteta e urbanista da EPTC, Marcos Feder, engenheiro da EPTC e Elisandra Ferreira, engenheira da SMIM.

O que você precisa saber sobre os parklets

Parklets são mini-parques públicos construídos em espaços que seriam destinados à duas vagas de estacionamento. O objetivo destas áreas são promover a valorização do espaço urbano, e incentivando a apreciação de atividades ao ar livre. Os parklets surgiram na cidade estadunidense de São Francisco em 2005. A iniciativa foi parte do evento Park(ing) Day, que transformou um espaço do estacionamento na via pública em um miniparque temporário. Em 2011, a cidade já tinha implantado mais de 50 unidades. No Brasil, várias cidades já abraçaram a ideia, como São Paulo, Rio de Janeiro, em Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Rio Branco, Sorocaba, Curitiba e Florianópolis.

No final de 2018, a prefeitura de Porto Alegre publicou o Decreto Municipal 20.115, que dispõe sobre a instalação e o uso de parklets na capital. No momento, já estão sendo implementados oito espaços na cidade e quatro já estão funcionando. Como se trata de uma instalação em local público, o estabelecimento que tiver interesse em construir um parklet deve preencher um requerimento disponibilizado pela EPTC. Confira abaixo algumas fotos de parklets instalados pelo país:

MAIS SOBRE: Curso EPTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo