ATHIS

Estreia documentário sobre o Nenhuma Casa sem Banheiro

Lançamento foi realizado durante o Circuito Urbano, promovido pelo ONU-Habitat.
Equipe de profissionais que atuam no NCSB em Canoas, onde mais de 40 profissionais foram contratados e 356 banheiros estão sendo construídos.

Criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em 2020, o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro é um case de sucesso. Caxias do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul foram os primeiros municípios a adotar o programa, que hoje contempla 45 cidades e 1.151 domicílios atendidos em todo o Rio Grande do Sul.

Somente em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mais de 350 banheiros estão sendo construídos. Para atender ao município e à região, mais de 40 arquitetos e urbanistas foram contratos. Uma parceria firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), foi fundamental para que o NCSB avançasse em território gaúcho, sendo também replicado em outras localidades do Brasil, como no Distrito Federal

A seguir, assista ao documentário que conta parte da trajetória já percorrida pelo Nenhuma Casa sem Banheiro. Emocione-se com os depoimentos de famílias contempladas!

 

 

Saiba mais

Lançado em junho de 2020 como medida emergencial de enfrentamento à pandemia do Covid-19, o Nenhuma Casa sem Banheiro é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) que busca levar dignidade a quem mais precisa.

A orientação de ficar em casa e lavar as mãos com frequência não era – ainda não é – uma realidade possível para milhares de brasileiros e brasileiras que vivem nas periferias ou em áreas onde a água e o esgoto tratados não chegam. Por meio da Lei nº 11.888/2008, que promove a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), famílias que recebem até três salários mínimos têm o direito de contar com o trabalho qualificado de arquitetos e urbanistas para promover melhorias em suas residências. Não se trata de um trabalho voluntário: a remuneração aos profissionais deve ser garantida pelas prefeituras ou então pelo governo estadual ou federal. Casas mal iluminadas e mal ventiladas deixam famílias doentes. Para a casa a doente, quem tem o remédio são os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

 

Conheça outras iniciativas do CAU/RS sobre ATHIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

Pular para o conteúdo